A Coragem e o Alfa

Não tentar, não lutar, medo, indecisão, fraqueza, desistência, falta de confiança são elementos e descrições que caracterizam uma pessoa covarde. A covardia, através das desculpas, vem tomando conta do nosso meio social. Temos desculpas para tudo, de preferência, para não fazer nada. Elas estão sempre na ponta da língua, melhor dizendo, na ponta da mente.

É bem mais cômodo desistir, esquecer, se omitir, não fazer, do que lutar, tentar, ser maior que nossos medos. Em síntese, há menos trabalho e desgaste físico e mental quando se é espectador e não ator da própria história… Estamos, pouco a pouco, sendo programados para sermos testemunhas e não partícipes da nossa existência. Por isso, muitas pessoas, das mais ricas as mais miseráveis, das mais cultas, as mais ignorantes perdem, pouco a pouco, o prazer de viver.

A coragem está diretamente ligada a nossa vontade de viver. Não falo isso em nenhum campo específico da vida, mais sim de maneira ampla. Vejamos o que algumas figuras que fizeram história, falam da covardia:

“Não há exemplos na história de se ter conquistado a segurança pela covardia.” (Léon Blum)

“Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. “(Júlio César)

“Um covarde é incapaz de demonstrar amor; isso é privilégio dos corajosos.” (Mahatma Gandhi)

“Saber o que é certo e não o fazer é a pior covardia.” (Confúcio)

“Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes.”(Abraham Lincoln)

Um grande poder de atração, uma real segurança, credibilidade, uma personalidade sólida só são alcançados por pessoas de coragem. Seres humanos que se arriscam em dizer o que sentem, que tem forças para lutar pelo que querem, que não abandonam aquilo que acreditam estar certo, que não se omitem ao primeiro sinal de perigo.

Estes, não deixam de ser falhos, não deixam de sentir medo, não deixam de, muitas vezes, serem tomados por indecisões. Mas, possuem uma vontade de viver, de ser feliz e fazer outros felizes, que solapam essas emoções ruins e fazem emergir ações de nobreza e coragem admiráveis.

The Hunter

3 comentários em “A Coragem e o Alfa”

Os comentários estão encerrado.