Atração pela colega de trabalho: será que vale a pena investir?

Para muitas pessoas, o local de trabalho é, praticamente, a segunda casa. É comum que muita gente passe quase dez horas com os colegas de trabalho e, por conta disso, muitas afinidades surgem. Pensando nisso, é preciso refletir sobre a seguinte questão: vale a pena investir quando se tem atração pela colega de trabalho?

Dois caminhos: o sim e o não

Apesar de parecer óbvio, quando você se interessa por alguém do seu trabalho há duas opções: receber um sim dessa pessoa ou receber um não. É preciso ser realista e encarar essas possibilidades a fim de traçar os possíveis desdobramentos e decidir se vale a pena investir nessa atração ou não.

Se a resposta for não: a possibilidade de um clima ruim

Todos nós já passamos pela situação de receber ou de dar um fora e alguém e todo mundo sabe com o clima pode ficar desagradável nessas situações. Esse tipo de problema piora quando as duas pessoas eram amigas ou conviviam. Por isso, é essencial ter em mente que, caso essa atração não seja correspondida, o ambiente de trabalho pode ficar pesado. Se houver jogo de cintura para lidar com isso, vale a pena investir.

E mesmo se a resposta for “sim”, saiba que a maioria dos relacionamentos acaba. E quando acabar, o clima vai ficar péssimo. As mulheres normalmente não sabem separar as coisas e os dois sairão prejudicados no trabalho.

A política da empresa permite?

São muitas as empresas que não permitem o relacionamento amoroso entre os funcionários e desobedecer a essa regra pode acarretar consequências graves, inclusive a demissão por justa causa. Esse é outro ponto que deve ser levado em conta quando se pensa em levar adiante a atração que se tem por uma colega de trabalho.

Se você já está mesmo a fim de mudar de emprego e não se importa de ser demitido, tudo bem, vale a pena investir. Contudo, é preciso levar em conta que há outra parte em jogo: a moça. Ela também precisa estar disposta a consumar essa atração e, se ela priorizar o trabalho, ficará complicado para você.

Há outras pessoas envolvidas?

A situação de estar interessado em outra pessoa do trabalho já costuma ser difícil. Se houver mais gente envolvida, pior ainda. Por isso, se a moça já se relacionou com alguém do trabalho ou se você sabe que há outra pessoa interessada nela, é preciso cuidado.

Um ex-namorado frustrado ou um apaixonado reprimido podem se tornar inimigos difíceis de combater, ainda mais quando a empresa tem restrições aos relacionamentos entre os funcionários: sempre há o perigo de eles contarem algo para o chefe e você e a menina se prejudicarem.

Mas e se ela quiser?

As pessoas costumam perceber os sinais que as outras dão quando estão interessadas. Sendo assim, se a moça em questão demonstrar interesse e você quiser, por que não investir? No entanto, é preciso conversar com ela e discutir todos os prós e os contras, além de combinar a conduta mais adequada a adotar dali para frente. Uma vez acertados esses detalhes, é só aproveitar a relação e ser feliz.