Como acabar com a procrastinação

Você é daqueles que gostam de deixar tudo pra mais tarde ou, melhor ainda, pra amanhã? É mestre na arte da procrastinação? Pois você está não está mandando bem, é melhor fazer o que deve ser feito e se livrar logo das tarefas. Você já sabia disso, mas não sabe como acabar com a procrastinação? Vem comigo.

Diversas distrações

Eu sei que você nem sempre faz o que gosta. Quem adora limpar sua mesa de trabalho? Quem gosta de fazer as tarefas domésticas? E pegar trânsito logo cedo? As atividades do escritório nem sempre são muito agradáveis, então é mais fácil procrastinar, ou seja, deixar algo pra mais tarde.

Existem várias distrações ao nosso lado: celular, vídeos, e-mails, mensagens de texto, colegas, um cafezinho, etc. Assim, fica muito fácil enrolar e adiar o inevitável. Sim, porque, a não ser que alguém faça a tarefa por você, o que acho difícil, o lixo vai ficar na lixeira até que você o recolha.

Tarefas chatas

tarefa

Como acabar com a procrastinação é algo que a maioria das pessoas quer saber. Mas você sabia que só deixamos pra mais tarde as tarefas chatas? Quem adia um encontro especial, uma sessão de cinema, um jogo de videogame, uma partida de futebol, uma cerveja com os amigos?

Agora, é claro que fazer um relatório detalhado e chato é algo que as pessoas adiam. Ou uma ida ao banco, à lotérica, etc. Nós corremos atrás das tarefas divertidas, mas corremos das tarefas chatas. E erramos, pois são elas que deveriam ser feitas primeiro. E acabou.

Busca pelo prazer imediato

E por que nós procrastinamos? Porque buscamos prazer em tudo. É claro que pagar uma conta no banco não nos traz prazer, mas uma partida de futebol é algo prazeroso. Mas, se você fizer algo que te dá prazer no lugar de algo que você deveria estar fazendo, o prazer vem acompanhado da culpa. Entende aonde eu quero chegar?

Se você tivesse terminado aquela tarefa chata, poderia ter total prazer ao assistir a um vídeo engraçado ou ao beber uma xícara de café enquanto vê um episódio de sua série favorita. Mas, se você deixar o chato pra depois, ele vai ficar buzinando na sua cabeça até você fazer o que deve ser feito.

A criação do hábito

exercicios

Para acabar com a procrastinação, é preciso que você crie novos hábitos em seu dia a dia. E para que você os crie, é necessário ter três elementos: gatilho, rotina e recompensa.

Vamos sair do exemplo do trabalho, que é clássico, e vamos tomar como criação do hábito outro modelo clássico de procrastinação: a prática de exercícios físicos. Sabemos que muita gente quer ter o corpo de atletas, mas prefere sonhar com o físico ideal quando está comendo batata frita e tomando refrigerante.

O gatilho funciona como um lembrete sobre determinada tarefa. Ou seja, se você deseja praticar exercícios físicos logo ao acordar, pode fazer um copo de vitamina com proteína de soja, por exemplo, para dar um up em seu dia. Então, sempre que beber o shake, você se lembrará de que ele é o primeiro passo para o cumprimento de sua meta.

A rotina é algo que você deve criar com a ingestão da vitamina, ou seja, você deve bebê-la pra ter energia pros exercícios. Ela deve ser um ritual diário até que se torne um hábito.

E o terceiro elemento é a recompensa. Isto é, se você acabar com a procrastinação logo ao acordar, beber o shake e fizer exercícios todos os dias, terá o corpo que desejou, com saúde, força e resistência.

Mas é claro que a recompensa não virá logo e isso pode ser desestimulante (na verdade, com certeza será). Então, pra você não desanimar e desistir facilmente, a recompensa deve ser algo prazeroso e deve vir rápido. Você se lembra da busca pelo prazer imediato? É isso!

A solução pode ser algo de que você gosta e que recebe quando faz os exercícios físicos. Por exemplo, ver a gostosa que trabalha na recepção da academia ou que malha na mesma sala que você.

Dicas para não procrastinar

Mesmo assim não parece fácil pra você deixar a procrastinação de lado? Vamos lá que eu tenho mais dicas.

Para acabar com a procrastinação, comece devagar. Não estipule sua meta de ir à academia todos os dias, uma hora por vez. Caminhe ou corra por dez minutos na esteira ou faça algumas sequências em dois ou três aparelhos.

Aumente a dificuldade gradativamente. Na semana seguinte, estique o tempo ou as séries, malhando por quinze ou vinte minutos e assim por diante. Mas, se você sair da linha, faltando na quarta-feira, deve voltar imediatamente ao plano. Não malhe dois dias em um, isso vai te desanimar. Mas também procure não falhar novamente: vá à academia nos dias seguintes.

Se você tiver dificuldade pra seguir seu plano inicial, peça ajuda pra alguém te fiscalizar e ficar no teu pé. Mas deve ser alguém que não procrastina, senão não vale. Nem que te apoie em tudo. E anote o seu progresso em um calendário. Ou seja, assinale em azul quando você cumpriu a meta e marque em vermelho os dias em que você furou.

Pra acabar com a procrastinação, tenha calma e paciência. Não adianta você se afobar ou desanimar, só não pode voltar à estaca zero.

Mude suas estratégias

Para finalizar, recomendo que você mude as suas estratégias. Você acha que os procrastinadores são pessoas desorganizadas? Pelo contrário, são até chatas, de tão organizadas. O problema é que elas não conseguem partir pra ação, então ficam só bolando planos e fazendo listas do que deve ser feito.

Não faz mais sentido você deixar de lado a anotação “revisar o relatório” e começar a revisão propriamente dita? Não importa se você vai levar dias pra concluir a tarefa, toda caminhada começa com o primeiro passo. Ninguém atravessa o país se não percorrer o primeiro quilômetro.

Pra acabar com a procrastinação, comece desde cedo a deixar o adiamento de lado. Não coloque na função soneca o despertador, quando ele tocar. Deixe-o longe da cama, levante e vá em frente!