Como ser produtivo sem perder a qualidade

A produtividade é algo exigido em qualquer aspecto de nossas vidas, mas não adianta ser apenas produtivo, é preciso também realizar todas as suas tarefas com qualidade. Isso pode parecer difícil, principalmente porque as vezes a produtividade pode se opor a qualidade, mas não é impossível. Pensando sobre as exigências atuais de produtividade, resolvi separar algumas dicas para que seja possível ser produtivo sem perder a qualidade em tudo o que você estiver fazendo.

Para que isso seja possível, é interessante ler algumas dessas dicas para coloca-las em prática no seu dia a dia. Portanto, se você deseja ser mais produtivo sem perder a qualidade, esse artigo é para você.

1) Organize seus horários

A produtividade está ligada diretamente à organização, por isso, para ser produtivo é preciso ser organizado. Portanto, faça uma lista com todas as suas tarefas e estipule um horário para completar todas elas. Isso pode ser durante o dia, a semana e até mesmo o mês. Tenha um prazo para ter tudo pronto e entregue. É muito importante que você siga a risca os prazos para não se desorganizar e deixar de ser produtivo.

Para organizar esses horários, coloque também o tempo que você terá para completar cada tarefa, dessa forma você não se perde nos horários. Geralmente fizemos isso mentalmente, mas se passarmos a ideia para o papel, nos sentimos cada vez mais obrigados a realmente realizar o que escrevemos.

2) Separe suas tarefas por nível de importância

Além de separar os horários de suas tarefas, é necessário que você separe cada tarefa por nível de importância e urgência. Comece realizando as tarefas mais urgentes, para termina-las o quanto antes, depois passe para as mais importantes e deixe as menos importantes para o final da lista. Dessa forma, você realiza todas as suas tarefas, entregando cada uma no prazo determinado, sem deixar de lado as tarefas menos importantes.

No início pode ser difícil, mas com o tempo essa separação torna-se algo natural para você, fazendo com que você consiga tornar-se extremamente produtivo em tudo o que você realiza.

3) Tenha sempre uma meta

Ter uma meta para cada tarefa é muito importante para que você consiga se manter motivado para realiza-la e principalmente para iniciar a nova tarefa. Essa meta deve ser de tarefas realizadas e entregues. Por exemplo, faça uma meta semanal de todas as tarefas que você precisa realizar durante a semana, com horários e tempo pré-determinado para cada uma. Caso você consiga atingir essa meta, você pode então ter algum tipo de benefício para você.

O benefício é você mesmo quem escolhe, o importante é realizar as suas tarefas. Caso você não atinja a meta, então você não poderá ter benefício algum e terá que refazer a sua meta. É muito importante que você faça isso com fidedignidade, para que o beneficio valha a pena.

4) Nunca deixe nada incompleto

Outra dica muito importante é sempre terminar o que você começou antes de iniciar uma nova tarefa. Caso contrario você pode ficar com várias tarefas incompletas, afetando assim sua produtividade e motivação para realiza-las.

Portanto, uma de suas metas precisa ser essa, de iniciar algo e terminar, dentro do horário, para valer o seu benéfico que falei anteriormente.

5) Tenha recompensas para o que você completar

Essa recompensa são os benefícios já comentados, mas eles são tão importantes que necessitam de um tópico próprio. Você pode criar um esquema de benefícios para se manter motivado a realizar todas as suas tarefas de uma forma adequada. Por exemplo, criar uma lista de suas tarefas e dos benefícios que você irá receber ao termina-las. Para tarefas pequenas, tenha benefícios menores, para tarefas difícil, tenha benefícios maiores. Quanto mais difícil for para terminar algo, melhor será a sua recompensa.

No final, ao realizar uma grande quantidade de tarefas, você pode ter uma recompensa maior do que as outras por ter terminado essas tarefas. O importante é encontrar maneiras para continuar se motivando e realizando todas as suas tarefas de uma maneira satisfatória.