Dicas para aliviar o estresse e a ansiedade

Aliviar o estresse e a ansiedade é algo procurado por todos. Se você deseja isso, mas não sabe como relaxar, confira minhas dicas.

O que é estresse e ansiedade?

Ansiedade é uma situação causada por estresse. Quando você dorme mal, trabalha muito, descansa e se alimenta pouco, tem problemas, não tem tempo para hobbies e passa horas no trânsito, é normal ficar ansioso. E o estresse é a consequência dessa euforia.

O estresse é uma situação causada pelo corpo para se adaptar a algo considerado como ameaça. É considerado um modo de sobrevivência.

Mas, não pense que é algo bom. A ansiedade nos favorece até certo ponto, depois ficamos mais difíceis de nos adaptar às mudanças e isso é prejudicial para nossa saúde. Então, é hora de frear a ansiedade e diminuir o estresse, pelo seu bem.

Pare de postergar

Para aliviar o estresse e a ansiedade, pare de deixar coisas para fazer amanhã. No primeiro momento a minha dica é doideira, pois você provavelmente já está trabalhando demais, mas deixar coisas para amanhã ou depois é pior.

Digo isso porque você vai ficar se remoendo por aquilo que deveria ter feito e não fez. Enquanto não fizer, vai ficar pensando na tarefa e não vai relaxar, ficando mais ansioso e estressado.

Portanto, talvez trabalhar um pouquinho a mais fará você se livrar de problemas, podendo realmente relaxar quando chegar em casa.

Aproveite os finais de semana

fim-de-semana

Os finais de semana foram feitos para relaxar e curtir com quem você gosta, são dois dias para repor as energias físicas e a força mental. Então, para aliviar o estresse e a ansiedade, use esse tempo realmente para tirar folga do trabalho.

Passe algumas horas do final de semana fazendo o que você gosta, com quem você gosta. Isso é fundamental para descansar de uma semana difícil e se preparar para outra.  Rejuvenesça no sábado e no domingo.

Corte tabaco e álcool

Substâncias estimulantes, como álcool e tabaco, deixam seu corpo com mais dificuldade para relaxar. Eles produzem falso relaxamento e deixam você com mais dificuldade para dormir, além de prejudicar sua saúde.

Quando resolver fumar um cigarro ou tomar uma dose, procure beber ou comer alguma coisa que realmente vai te ajudar a relaxar. Diga não ao consumo de álcool ou tabaco.

Ouça música

Uma maneira fácil e divertida de aliviar o estresse e a ansiedade é ouvir música. Curtir um som faz com que você se sinta imediatamente melhor, especialmente se for de seu artista favorito.

A música libera uma substância chamada dopamina, que ativa o prazer no organismo e te vicia de forma saudável.

Pratique um hobby

caminhada

Todos nós precisamos ter hobbies, eles são essenciais para que a gente possa relaxar, ficar feliz e calmo. Existem zilhões de passatempos: jardinagem, futebol, leitura, corrida, pedalada, caminhada, cozinhar, fotografia, desenho, pintura, cuidar do carro, etc.

Além de fazer com que você curta mais sua vida, os hobbies te levarão a ter uma vida social mais ativa, o que também é bom para aliviar o estresse e a ansiedade. Praticar um hobby previne doenças como hipertensão, altas taxas de triglicerídeos e melhora a massa corporal.

Pratique exercícios físicos

Tem pessoas que realmente curtem os exercícios físicos como um hobby, outras fazem essas atividades como obrigação. Independente do motivo, exercite-se. Com o tempo você perceberá benefícios, como mente calma.

Digo isto porque os exercícios físicos melhoram a circulação e ajudam a perder peso, além de prevenir a obesidade. E não estou falando pra você passar horas na academia ou virar um fisiculturista, caminhar ou comer por uma hora fará com que você melhore sua autoconfiança e o humor, além de aliviar dores.

Tenha amigos

Eu já disse acima que, para aliviar o estresse e a ansiedade, você deve ter uma vida social mais ativa. E digo novamente agora: fazer amigos faz com que você se sinta melhor, desde que escolha pessoas que irão te fazer bem.

Não te fará nenhum bem conhecer pessoas que passam horas na balada ou no bar, fumando e bebendo ou se drogando. Também não recomendo se relacionar com pessoas que passam o tempo todo reclamando dos outros e da vida ou que passam horas praticando um vício não saudável.

O ideal é manter amizade com pessoas que gostem das mesmas coisas que você, assim os benefícios virão junto com esse vínculo favorável.

Desfrute da família

familia

Tão importante quanto os amigos, a convivência com a família é fundamental para você aliviar o estresse e a ansiedade. Quem nunca se sentiu imediatamente melhor só porque ganhou um abraço do filho ou uma atenção da parceira?

Mesmo que você tenha problemas com algum familiar, procure visitá-lo regularmente. O sogro mala pode te odiar, mas ele ficará feliz por saber que sua filha está feliz no relacionamento e isso te deixará orgulhoso e calmo.

Dedique um tempo para as pessoas de sua família, curta com eles sempre que possível. Leve quem você ama ao parque, à sorveteria, ao cinema, ao restaurante, enfim, passe um tempo de qualidade com quem você admira. É importante essa convivência, que estreita laços e reforça o amor.

Ah, você não tem tempo pra ficar com a família? Quem estará ao seu lado nos momentos difíceis? Com certeza não é seu chefe! Ele não pensará duas vezes antes de te demitir se algo sair errado, mas o amor da família é incondicional.

Fortaleça sua espiritualidade

fe

Sem falar em religião específica, pois nosso propósito não é esse, recomendo que você fortaleça sua espiritualidade para aliviar o estresse e a ansiedade. Estudos comprovam que pessoas que acreditam em Deus ou alguma força maior são mais calmas. A fé deixa as coisas mais fáceis.

Preocupe-se depois

É mais característico das mulheres, mas muitos de nós também fazemos tempestade em copo d’água. Deixe para se preocupar com a situação quando ela realmente ocorrer (se ocorrer) e acalme sua mente enquanto não for necessário transtornar-se.

Diversas opções

Você percebeu que existem diversas opções para aliviar o estresse e a ansiedade. Existem muitas outras mais, mas, se você seguir a maioria delas (por que não todas?) irá ter uma vida mais calma e feliz.