6 dicas para discutir política sem perder amigos

A disputa eleitoral para prefeitos e vereadores está chegando e, com ela, muitas opiniões contraditórias. Política não se discute! Se você não concorda com esta máxima, mas não sabe como resolver a situação, saiba como discutir política sem perder amigos.

1. Não tente mudar opiniões

Se você tem uma opinião, mas seu amigo tem outra, respeite-a. A maioria das brigas referentes à política acontece porque as pessoas tentam mudar as opiniões dos outros. Assim, uma conversa saudável pode terminar em ofensas desnecessárias.

Deixe as pessoas acreditarem no que elas quiserem, por mais absurdas que possam ser as ideias nas quais seus amigos apostam. Tente compreender seus argumentos, afinal, seria muito chato e não haveria aprendizado se todos pensassem da mesma forma.

2. Atente-se aos fatos

Para discutir política sem perder amigos, procura atentar-se aos fatos. Muitas discussões terminam em briga porque as pessoas conhecem pouco sobre determinado assunto, incluindo boatos.

A culpa não é sua nem de seus amigos, mas normalmente é da mídia, que ressalta aspectos ínfimos de cada situação. Para conhecer realmente os fatos, procure estudar sobre o assunto. Explique-o calmamente para seu amigo e, se ele não entender, não se exalte. Afinal, você é conhecedor do tema e sabe do que está falando.

3. Não julgue

amigos

Você possui um amigo e, com ele, muitos aspectos em comum. Você acha estranho que tenham divergência política? Eu não? Sabe por quê?

Vocês são duas pessoas diferentes, então um pode acreditar em determinadas coisas que o outro não acredita. Não faça disso um drama e não julgue as pessoas por suas crenças, assim você poderá discutir política se perder amigos.

Você escolhe os amigos por afinidade, mas não pode acreditar que será assim em todos os aspectos.

4. Concorde discordando

Sabe aquele momento em que você talvez vá ofender um amigo por falar algo que ele não gosta? Se os seus amigos são irredutíveis em sua opinião e não sossegarão enquanto você não concordar com eles, apenas balance a cabeça e não diga nada.

Escute com paciência, faça de conta que está concordando e procure mudar de assunto assim que surgir a oportunidade.

5. Cuidado com as redes sociais

redes-social

As redes sociais são excelentes formas de se conectar com seus amigos, expressando suas opiniões e vendo o que os outros publicam. Porém, durante o período que antecede às eleições, essas mídias podem provocar discussões acaloradas.

Você não precisa deixar de expressar suas ideias pelas redes sociais, mesmo que sejam relacionadas a determinado partido ou candidato. A dica, para discutir política sem perder amigos, é respeitar as opiniões dos outros, sem responder às suas postagens com ofensas.

Se acontecer em seu perfil, ignore as mensagens contrárias ou responda-as com educação.

6. Evite o assunto

Se você tentou todas as estratégias acima e mesmo assim as discussões com os amigos terminaram em briga quando o assunto é política, evite falar do tema quando vocês se encontrarem. As eleições vão, mas a amizade fica. Não vale a pena perder um amigo por causa disso, especialmente se vocês se conhecem há muito tempo.