Saiba como escolher a sua futura profissão

O momento de escolha profissional pode ser visto como um momento de muita tensão que trás muita ansiedade. Geralmente essa escolha é feita na adolescência, no momento de escolher uma faculdade. Mas a escolha de profissão não é somente para escolher o que cursar, tendo em vista que profissão não necessariamente exige uma qualificação universitário. Essa escolha pode ser feita também por que deseja trocar de profissão independente da idade.

Refletindo sobre esse momento de escolha, separei 5 dicas para amenizar as aflições do mesmo, te levando a uma escolha mais assertiva de profissão visando ampliar seus conhecimentos acerca desse momento. Sendo assim, vamos às dicas:

1) Busque o autoconhecimento

O que facilita radicalmente no momento da escolha de uma profissão é o autoconhecimento, ou seja, conhecer seus próprios interesses, habilidades, aptidões e potencialidades. Somente com isso você conseguirá descobrir com maior facilidade o que trará prazer no futuro e qual profissão se encaixa melhor ao seu perfil.

Esse autoconhecimento pode ser alcançado através de reflexões acerca de seus gostos, seus interesses, suas motivações, suas influencias e principalmente a respeito de sua história de vida. Isso significa levar em conta os seus familiares, os seus amigos, a sua infância e todas as atividades que de alguma forma lhe dão prazer.

Existem diversos instrumentos que podem te auxiliar a refletir sobre esses temas para alcançar com maior fidedignidade as reflexões certas acerca de seu passado. Pensar no passado te auxilia a escolher uma profissão no futuro. Tenha em mente que a sua profissão será algo que você executará  na maior parte do seu tempo, ela será parte da sua personalidade e vocês gastará grande parte do seu tempo e de sua vida realizando aquilo. Por isso precisa ser uma escolha acertada e prazeroso.

2) Reflita sobre as matérias escolares

Além de refletir sobre a sua vida, outra reflexão importante para esse momento de escolha é a respeito da matéria escolar. Lembrar de como você era na escola, quais matérias você tinha maior facilidade, quais matérias você tinha maiores dificuldades e principalmente quais dessas matérias te traziam prazer já lhe dá fortes dicas do que você pode fazer profissionalmente no futuro.

É precise saber a diferente entre habilidade e interesses. Por exemplo, existiam matérias que você tinha maiores habilidades ou seja, você tirava notas melhores nessa matérias gostando ou não delas, sem precisar de muitos esforços. E existiam também matérias que você tinha interesse, mas isso não significa que você tirava boas notas (Você gostava mas não era tão bom nelas). É preciso fazer um levantamento de todas essas matérias para saber em quais delas você deverá se aprofundar para escolher a sua profissão.

Independente se você irá cursar a faculdade ou não, ter uma profissão significa estudar a fundo sobre o tema, para se aprimorar e exercer com excelência a sua tarefa profissional. É preciso então ter interesse e habilidade pelo que você está fazendo.

3) Faça uma lista com as profissões que você tem interesse/habilidades

Agora que você já fez um levantamento sobre as suas habilidades e interesses, você já pode fazer um levantamento de quais são as profissões que melhor se encaixam nesses seus interesses e habilidades. Saiba quais áreas tem a ver com o que você gosta e quais áreas tem a ver com o que você é bom em fazer.

Isso irá te deixar com menores dúvidas a respeito do que realizar na sua vida profissional. Nesse momento não leve em consideração questões como salário, facilidade de conseguir emprego e afins. É preciso apenas delimitar quais profissões se encaixam no seu perfil e quais você acha que gostaria de realizar.

Alguns testes de orientação vocacional trazem consigo as profissões que você se daria melhor. É claro que não se deve levar em conta somente isso, mas já ajuda caso você sinta-se muito perdido nesse momento de escolha.

4) Busque conhecer o dia a dia das profissões delimitadas

Com a lista de profissões em mãos, está na hora de conhecer a fundo cada uma delas. Isso significa pesquisar sobre como são essas profissões, conversar com os profissionais, aprender o que realmente faz um profissional da área (como é o dia a dia), saber quais são os pontos positivos e quais são os pontos negativos da profissão, ou seja, é hora de parar de ter uma ideia superficial a respeito das profissões para realmente conhece-las a fundo.

Tente perceber em quais dessas profissões você se imagina trabalhando, quais delas te trariam maio prazer e vontade de realmente trabalhar. Nesse momento também é interessante saber a questão salarial, como está o mercado para essa profissão e o que você precisa fazer para conseguir ter a profissão desejada.

Assim você já poderá começar a seguir o seu caminho em busca da profissão que melhor se encaixa no seu perfil com maiores potencialidades de lhe trazer prazer no futuro.

5) Faça um processo de orientação profissional/vocacional

Caso você ainda sinta dúvidas a respeito da profissão a ser escolhida, o melhor caminho então é fazer um processo de orientação profissional. Com ele, você irá traçar todos os caminhos mencionados acima de uma forma satisfatória e realmente eficaz, não deixando dúvidas de quais são suas reais possibilidades de profissões para o futuro.

Esse processo pode ser feito com o auxílio de um profissional adequado, podendo ser um psicólogo ou um pedagogo, que terá a capacidade e os instrumentos necessários para te guiar nesse caminho.

O importante é ser paciente e pesquisar com propriedade a respeito das profissões para não ter dúvidas na hora de escolher. Uma escolha bem feita de profissão evita sofrimento e incertezas, trazendo benefícios futuros de uma vida com qualidade e satisfação.

Se preferir, confira o video

https://www.youtube.com/watch?v=ImS0PAlLE1M