Sobre a liderança

A capacidade de liderança, em um homem, é um dos atributos mais valorizados pelas mulheres.  Ela exerce tamanho poder no imaginário feminino, que é capaz de fazer as mulheres mais belas se curvarem diante de uma figura masculina que tenha essa qualidade.

Esse magnetismo sexual que os líderes possuem é explicado facilmente pela evolução da raça humana. Nos tempos das sociedades tribais primitivas, período em que nossos principais instintos de sobrevivência e reprodução foram desenvolvidos, os líderes sempre tiveram maior capacidade de sobrevivência e proteção, utilizando suas capacidades e valores pessoais para ajudar suas tribos a enfrentarem com êxito os grandes desafios que ameaçavam a sobrevivência do grupo, como as guerras, a escassez de alimentos, a fúria dos deuses, etc.

É importante aludir que esse poder de liderança não é um valor que nasce com o indivíduo, como muitos afirmam. Isso é uma mentira corrosiva. Os líderes são, ao contrário, forjados, a ferro e fogo, pelo tempo, pelo sofrimento, pelas dificuldades, pela necessidade, pelos seus erros e acertos e por todas as demais provações as quais ele for submetido no decorrer de sua vida.

Portanto, ser líder, ou desenvolver uma personalidade liderante, é algo acessível a todos, desde que se tenha a força de vontade, a coragem, e o destemor necessários para assumir os riscos inerentes ao exercício desse poder.

As principais características de um verdadeiro líder são:

  1. Autoconfiança, lucidez, racionalidade e persistência.
  2. Vontade de ferro e crença inabalável na vitória e no sucesso.
  3. Humildade para reconhecer suas fraquezas e defeitos para si mesmo(jamais para os outros) e trabalhar no sentido de corrigi-las.
  4. Coragem para assumir riscos quando a situação assim o exigir.
  5. Personalidade carismática e magnetismo pessoal.
  6. Grande poder de convencimento e persuasão.  

Essas características podem ser desenvolvidas mediante um constante aperfeiçoamento e amadurecimento pessoais. Enriquecimento intelectual, uma vida de constantes privações e desafios, injustiças, fracassos no passado, etc, podem ser utilizados como matéria-prima para a forja de um futuro líder, desde que tudo isso seja combinado com a força de vontade e a coragem necessárias para o processo de mudança.  

É necessário que se saiba que as pessoas não aceitam, de bom grado, sacrificar sua ampla liberdade de tomar decisões por si mesmas, para submetê-las ao crivo de uma outra pessoa, se esta não deu provas tácitas da sua capacidade de conduzi-las melhor do que elas próprias seriam capazes de o fazer. Esse é o grande sentido da liderança, é o que a torna legítima, desejável. O líder deve sempre mostrar que age em prol do grupo, do benefício da coletividade. Jamais deve ele permitir que as pessoas acreditem que a sua liderança nada mais é que um meio que ele utiliza para angariar poder, prestígio e respeito.

4 comentários em “Sobre a liderança”

Os comentários estão encerrado.