10 dicas para terminar o relacionamento sem fazê-la sofrer (tanto)

O fim dos relacionamentos comumente traz sofrimentos, podendo fazer com que as partes percam contato ou sofram ainda mais pelo modo de como aconteceu o término. Geralmente quem está decidido a terminar o relacionamento sofre menos que a outra parte. Desta forma separei 10 dicas sobre como terminar o relacionamento de uma forma que não traga muito sofrimento para ela, minimizando as mágoas.

#1 Converse sobre o término

Algumas pessoas terminam a relação no momento da briga. Na hora da raiva acabam terminando tudo e se arrependendo depois. Por mais que você queira terminar, o momento da briga não é o mais aconselhável para fazer isto.

É necessário conversar seriamente sobre o relacionamento, expondo seus pontos de vista e os motivos para desejar o término. Isso significa deixá-la ciente do que está acontecendo e de como é sério para você. No início ela pode não entender e não aceitar, mas com o tempo será mais fácil de compreender.

#2 Entenda e acolha a reação e os sentimentos dela

É muito comum que ela fique chateada nesse momento e, principalmente, fique triste e emotiva. É preciso entender algumas reações negativas que ela possa ter. Deixe claro que você entende como ela está se sentindo e que a reação dela é natural, porém a sua decisão é final.

#3 Não fale de uma forma agressiva

Além de conversar com ela, é preciso prestar atenção na forma como você irá comunicar o término. Não seja agressivo ou arranje uma briga para terminar. Converse normalmente, seja sensato e cordial, não sendo muito frio. Explique seus motivos de forma clara e objetiva, para que não reste dúvidas quanto a sua decisão.

#4 Não coloque a culpa nela

Evite colocar a culpa nela pelo fim do relacionamento ou afirmar que ela precisa melhorar, nem use a clássica frase: “sendo assim assim você nunca mais conseguirá ninguém”.

Quando você conversar com ela sobre os motivos do término, fale somente os seus próprios erros, suas opiniões e motivos. Independente de ser o fim de um relacionamento é preciso considerar a história que vocês dividiram juntos.

[bullet_block large_icon=”53.png” width=”” alignment=”center”]

  • Lembre-se: A culpa dificilmente é de apenas uma pessoa.

[/bullet_block]

#5 Seja completamente verdadeiro

Essa é a hora de ser sincero. Conte as razões que te levaram a terminar o relacionamento, mesmo que possa parecer que seja ruim para ela ou para você. Se for porque você está apaixonado por outra ou porque a traiu, não necessariamente precisa falar isso na cara – apesar de ser bem recomendável. Ao menos diga que você pretende ou está interessado em outra. Essa atitude ajudará no futuro para ela superar as dores do término.

#6 Não finja que está tudo bem

Esse é um momento muito difícil, tanto para você quanto para ela. Não finja que você não se importa com o que está acontecendo, dando a entender que ela não teve importância na sua vida. Demonstre o quanto pode ser doloroso para você e que isto também te deixa triste, mas algumas vezes precisamos ter escolhas difíceis pensando no futuro.

#7 Respeite o momento dela

Não adianta fazer tudo o que falamos se você não respeitar o momento dela. Quando recebemos notícias ruins, precisamos de um tempo para refletir sobre ela e até mesmo formar uma opinião sobre isto.

Dessa forma não adianta apenas comunica-la sobre o término e fingir que está tudo bem, querer trocar de assunto, brigar, ou etc. É preciso esperar o momento dela, ouvir o que ela tem a dizer, e tentar mediar a situação da melhor maneira possível.

#8 Escute o que ela tem a dizer

Isso também faz parte de acolher os sentimentos dela. Caso ela se sinta contrariada, é muito comum que ela tente reverter a situação. Ouça atentamente o que ela tem a dizer, deixando claro que você não pretende retomar a relação, mas entende o ponto de vista dela e percebe que as coisas poderiam ser diferentes.

Deixe que ela fale tudo o que quiser, respeite as opiniões dela e não a contrarie. Entenda que suas opiniões são diferentes mas que precisam concordar em pensar diferente e que para você esta decisão precisa ser tomada.

#9 Entenda que não tem mais volta

Tenha certeza do término da relação, pois depois de comunica-la sobre isso não tem mais volta. Pode até ser que voltem, mas dificilmente a relação irá melhorar depois de conversar sobre terminar. Tome este decisão e fique focado nela. Assim fica mais fácil de conversar sobre isto e até mesmo explicar seus motivos.

#10 Aceite o fim

É preciso também que você aceite o fim da relação. Não adianta querer que ela faça isso se você não o fez. Aceite que ela irá continuar a vida dela – ir pra balada, ficar com outros homens, etc – e que você irá fazer o mesmo. Tenha em mente que, a partir deste momento, o caminho de vocês será diferente. Quando você aceitar isto será mais fácil de faze-la aceitar também.

O término nunca é fácil. Por isso é importante refletir bastante sobre o assunto antes de tomar uma atitude. Estar certo sobre isto é a melhor maneira de conseguir lidar melhor com o assunto e seguir em frente com sua vida, minimizando tanto as suas próprias dores quanto as dores dela.