4 dicas para alcançar o desenvolvimento pessoal

 

Nós estamos constantemente nos desenvolvendo, seja fisicamente, emocionalmente ou psicologicamente. Existem diversas maneiras de conseguir este desenvolvimento, que está presente em praticamente tudo o que nós fazemos. Cada nova experiência, cada novo aprendizado contribui para que possamos nos desenvolver, tornando-nos, assim, pessoas melhores. A única coisa que não contribui para o desenvolvimento pessoal é estagnação.

Pensando nisso resolvi criar estas dicas para você alcançar o desenvolvimento pessoal. Lembrando que esta busca é constante e que deve ser praticada diariamente. Vamos à elas:

1) Crie o hábito da leitura

A leitura é a única forma de encontrar o desenvolvimento cognitivo. Com ela conseguimos melhorar nossa capacidade e velocidade de raciocínio lógico. A leitura também serve para melhorar nossa capacidade de escrita. Ela é uma ótima forma de exercitar o cérebro, evitando problemas futuros relacionados à ele.

Existem muitas pessoas que dizem que “não gostam de ler”. Na verdade, a leitura é apenas um hábito, ou seja, um costume, que pode ser adquirido com o tempo e vontade. Para adquirir este costume basta procurar por leituras que te sejam interessantes. Sempre há algo que gostamos de saber mais, seja através de revistas, jornais, livros, google e até mesmo o Youtube. Procure em um desses meios por algo que você sinta prazer em ler, e com o tempo a leitura irá se tornar natural para você.

Independente do que você escolha ler, é importante que o faça todos os dias. Separe algum tempo para esta sua leitura, e com o tempo, você irá começar a perceber o quanto o seu pensamento está mais rápido, melhorando até mesmo suas memória. A mudança é muito interessante.

E se ler é um hábito, confira Como Ter Hábitos Bons para Você.

https://www.youtube.com/watch?v=NCLI7ipTbs8

2) Busque o autoconhecimento

Somente conhecendo a si mesmo,você se torna cada vez mais desenvolvido. Conhecer a si mesmo significa parar de ter uma autoimagem distorcida a seu respeito e saber exatamente quais são suas habilidades e potencialidades. Desta forma você irá parar de prometer coisas que nunca irá cumprir, pois saberá o que você é capaz ou não de realizar. Chega de prometer para os amigos que irá levantar as 6 horas da manhã para caminhar sabendo que você rende mais fazendo exercícios à noite.

Este autoconhecimento é possível de ser alcançando quando nos voltamos para nós mesmos e passamos a nos focar em nossos próprios pensamentos e comportamentos. Com o tempo conseguimos perceber o quão nossos pensamentos são importantes e como eles têm grande influência em nossa vida. A maneira como você pensa influencia diretamente a maneira como você sente e se comporta.

3) Entre em contato com seus sentimentos

Isso pode não parecer algo comum de se falar, principalmente quando aprendemos que homens não possuem sentimentos, ou que essas coisas são “bobas”. A verdade é que este aprendizado faz muito mal para o nosso desenvolvimento pessoal, pois não conhecendo nossos próprios sentimentos, não conhecemos nós mesmos. Os sentimentos influenciam nossa forma de agir, afinal, quem nunca planejou fazer algo mas na hora “H” deu pra trás pois sentiu medo?

Sabe quando você acredita ser capaz de chegar naquela menina gata, mas quando vai falar com ela fica todo tímido e as palavras não saem da sua boca? Isso é porque você deixou os sentimentos negativos tomarem conta e não previu eles.

Entrando em contato com os próprios sentimentos, você sabe quando elas irão emergir e o que é possível fazer para amenizá-los, fazendo com que falar com aquela gata fique muito mais fácil, por exemplo. Também pode aprender a controlá-los e até a modificá-los.

4) Pratique atividades diversificadas

O desenvolvimento pessoal acontece quando buscamos novas experiências para ampliar o nosso conhecimento e história de vida. Por isso é muito importante buscar diversas atividades que façam com que você desenvolva várias áreas, tanto cognitivas quanto físicas. Podem ser atividades que exijam maior habilidades físicas como atividades que exijam maiores habilidades cognitivas. Lembrando que somente com a experiência e a tentativa que você irá desenvolver estas habilidades, que não nos são inatas.

Toda nova atividade traz grandes desafios, mas os resultados a longo prazo valem muito a pena. É importante lembrar também que você deve mesclar estas atividades. Buscando tanto atividades físicas, para o desenvolvimento do corpo, como atividades voltadas para o seu desenvolvimento cognitivo, que te façam pensar de forma diferente do que você está acostumado. Abrindo possibilidades para novas formas de ver o mundo.

Independente do que você escolha fazer, é importante lembrar que esta busca do desenvolvimento pessoal é constante e eterna. Quando você acreditar já ser bom demais em algo, pode ser o momento perfeito para começar a modificar suas atividades e começar algo completamente novo, desenvolvendo assim novas habilidades.