5 dicas para melhorar o relacionamento

Não existe uma receita pronta de como ter um relacionamento saudável, ou o que fazer para transformar uma relação amorosa ruim em uma relação amorosa boa e satisfatória. O relacionamento é uma construção, um processo, ou seja, precisa ser refletido e aprimorado com o tempo e de acordo com a necessidade de seus integrantes.

Levando em consideração esse processo de construção, elaborei algumas dicas que podem fazer com que o relacionamento, ao longo do tempo, torne-se mais saudável. Essas dicas servem para serem realizadas juntamente com esse processo, melhorando tanto os seus comportamentos em relação ao relacionamento quanto o próprio relacionamento em si.

1) Aprenda a escutar

Em um relacionamento, tão importante quanto saber se posicionar e deixar claro seus desejos, é saber também como escutar a parceira e entender tudo o que ela está tentando nos dizer. Algumas vezes, por não concordarmos com a opinião da parceira ou não sentirmos vontade de realizar o que ela deseja, acabamos deixando de escutar o que ela está falando ou simplesmente, mesmo escutando, esquecemos o que ela falou por não termos prestado realmente atenção.

Portanto, é preciso começar a ter uma escuta ativa e atenta aos desejos da parceira, suas vontades e opiniões. Assim, além de conseguirmos melhorar a comunicação na relação, conseguimos também levar em conta os desejos dela, levando em consideração os mesmos em nossas escolhas.

É importante saber que existe uma diferença em saber ouvir os desejos e realizar os desejos. Ser atencioso e entender o que ela deseja, não necessariamente significa que você deverá fazer de tudo para ela, significa que você vai entender e saber o que ela quer.

2) Dê a devida importância à sua parceira

Um grande problema que ocorre nos relacionamentos, principalmente por parte dos homens, é parar de dar importância para a parceira. Alguns homens gostam mesmo é de paquerar e principalmente conquistar as mulheres, que depois de conquistadas, deixam de ser um desafio e, com o tempo, pode fazer com que esses homens percam o interesse.

Essa perda do interesse pode fazer com que esses homens não deem o devido valor a suas parceiras, pois já foram “conquistadas”. Isso é um equivoco por vários motivos. Primeiro porque mesmo no relacionamento, temos a necessidade de reconquistar com frequência a parceira para que ela continue interessada na relação, e por outro lado, essa falta de interesse ocorre porque esses homens acreditam que já conhecem a parceira por completo.

É impossível conhecer o outro por completo, dessa forma, sempre é possível nos surpreendermos com o outro. Deixar de lado essa crença de que já sabe como será a relação e quais serão as reações da parceira é estar aberto para o novo na relação, e isso nos leva à próxima dica.

3) Evite a rotina

Ficando aberto às novas experiências no relacionamento, você acaba também evitando a rotina. A rotina, em alguns casos, pode ser benéfica na relação, mas pode também fazer com que os integrantes da relação percam o interesse, tanto pelo relacionamento como também podem perder o interesse um pelo outro.

Dessa forma, é preciso buscar sempre novos desafios no relacionamento e novas formas de perceber e entender a relação. Assim a relação sempre terá algo de interessante e inovador, para que os integrantes sintam-se satisfeitos em dar continuidade à mesma.

4) Cuide de seus comportamentos para com ela

Com o tempo, acabamos nos sentindo tão a vontade com a parceira e com a relação, que começamos a realizar alguns comportamentos negativos, que aos poucos, podem fazer com que a relação deixe de ser saudável. Nós podemos também deixar de realizar alguns comportamentos positivos que antes faziam com que a relação fosse prazerosa.

Os comportamentos negativos que podemos realizar ao longo do tempo geralmente são referentes à forma como tratamos a parceira, que pode tornar-se agressiva, como por exemplo brigar com frequência com a parceira, ou xingá-la por algo que ela fez ou deixou de fazer, inventar nomes negativos, enfim, tudo que possa ferir (mesmo feito em tom de brincadeira) a parceira.

Já os comportamentos que podemos deixar de realizar que eram positivos, incluem o uso de palavras de afeto e/ou palavras carinhosas, assim como, deixarmos de ser gentis com elas, simplesmente por estarmos bravos, ou até mesmo deixarmos de utilizar palavras como “por favor” e “obrigado”. Esses pequenos gestos podem ser percebidos pela parceira como algo negativo e podem também fazer com que os comportamentos positivos na relação desapareçam.

5) Não pense somente em você

Uma reflexão importante que devemos fazer a respeito do relacionamento é o quanto estamos dispostos a nos entregar e principalmente a deixar de pensar  somente em nós mesmo. Como o relacionamento é a junção de duas pessoas, é interessante que saibamos pensar nela como parte importante de nossas vidas.

É claro que a individualidade na relação é saudável e necessária. Ambos precisam ter sua individualidade e sua vida fora do relacionamento, mas ao mesmo tempo, não podem ignorar a existência da parceira, tampouco o sentimentos e o compromisso com ela.