Como dizer não

Você acha que tem dificuldades em dizer “não” para os outros? Muitas vezes se percebe fazendo coisas apenas porque os outros te pediram? Então está na hora de aprender a dizer “não”.

1) Saiba o que você quer ou não fazer

Antes de dizer “não” para tudo, você precisa saber diferenciar o que você quer ou não fazer, ou seja, quando alguém te pedir algo ou te convidar para algo, você precisa saber o que quer antes de dar uma resposta.

Então, na próxima vez que alguém pedir algo para você ou te chamar para fazer algo, se estiver na dúvida, não responda sim imediatamente e também evite dizer não. Diga que você irá pensar e que depois você irá dar uma resposta.

As pessoas que dizem “sim” com muita frequência, geralmente sentem dificuldades em decidir as coisas e por isso, esse tempo para pensar será muito importante. Veja se você quer fazer ou não o que te pediram e depois responda.

2) Você não precisa agradar sempre

Dizer “sim” geralmente é apenas para agradar o outro. Mas tenha em mente que você não precisa sempre agradar o outro. Você precisa agradar apenas a si mesmo e fazer apenas o que você acredita que tem vontade de fazer.

É possível que os outros saibam que você não sabe falar “não” e por isso te peçam as coisas com muita facilidade. Dizer “não” demonstra que você sabe o que quer e que não aceita tudo o que é dito, demonstrando personalidade.

3) Perceba as pessoas para quem você só diz sim

Nem sempre nós dizemos apenas sim, mas existem algumas pessoas que nós temos mais dificuldades em negar algo. Pode ser para um amigo, para a namorada, para um familiar e assim por diante. Dizer sim sempre para a mesma pessoa, mesmo quando dizemos não para as outras, também pode ser algo muito ruim para você.

Então, descubra quais são as pessoas que você tem dificuldade de dizer não e comece a treinar o não com elas. Utilize da primeira dica e diga que você irá pensar, pois assim fica mais fácil dizer não.

4) O não é mais fácil pelas redes sociais

Se você sente muita dificuldade em dizer não para as pessoas, talvez seja necessário que você diga esse não pelas redes sociais. Ou seja, se alguém te pedir algo pessoalmente, você pode dizer que irá pensar ou que irá dar a resposta para ela mais tarde e então dizer o não através de redes sócias, mensagens e assim por diante.

É preciso que você diga não com muito cuidado para não fazer com que a pessoa ache que você está sendo agressivo. Você pode explicar os motivos e dizer que não será possível ajuda-la.

5) Encontre substitutos para o não

Nem sempre você precisa dizer a palavra NÃO para negar algo. Você pode usar alguns substitutos que irão deixar subentendido que você não irá fazer. O próprio “vou pensar nisso” já ajuda bastante, pois a pessoa já pensa que uma resposta negativa pode ocorrer.

Outros substitutos para o não são: “nesse momento não posso ajuda-lo”, “Acho que não sou a pessoa certa para fazer isso”, “Talvez seja melhor você pedir para outra pessoa” ou até mesmo, você pode ficar de dar a resposta mais tarde e afirmar “Olha, vou pensar, se eu te ligar é porque eu vou fazer o que você pediu, mas se eu não te ligar, é porque não vai rolar, ok?”. Dessa forma você pode negar sem se prejudicar.

O mais importante é você se acostumar com o não e aprender a utiliza-lo nos momentos certo. Para que assim você deixe de realizar as coisas que não deseja fazer e deixe de ser o cara que sempre diz sim para tudo.

Atenção: Muitas vezes, fazemos favores, mesmo sem ter vontade a amigos ou ajudamos outras pessoas. Isso é normal e é comum da vida em sociedade. O problema é quando você nunca consegue recusar um pedido ou convite e se prejudica por isso.