Como ter mais confiança no seu relacionamento

Você sente que tem dificuldade em confiar na sua parceira? Acredita que a qualquer momento ela irá te trair ou irá realizar algum comportamento negativo? Alguma vez já duvidou da qualidade e da duração de seu relacionamento amoroso?

Tudo isso pode estar ligado diretamente com a sua falta de confiança no relacionamento ou até mesmo na parceira. Essa falta de confiança e insegurança podem ter diversos motivos (aparentes ou não), tendo também graves consequências negativas no seu relacionamento.

Para você que está passando por essa situação, elaborei algumas dicas de como aumentar a sua confiança no seu relacionamento e consequentemente na sua parceira. São dicas práticas que devem ser aprimoradas e melhoradas para que realmente exista uma confiança verdadeira no relacionamento. Dito isso, vamos às dicas.

1) Aumente a sua autoconfiança

A sua autoconfiança está relacionada diretamente ao modo em que você percebe o outro e, consequentemente, ao modo em como você confia nela. Quanto mais inseguro você for com você mesmo, mais inseguro você será com suas relações, tanto em um relacionamento amoroso como nos seus relacionamentos de amizade e até mesmo nos relacionamentos familiares. Confiar mais em você e nas suas capacidades significa também aprender a confiar mais nos outros.

[bullet_block large_icon=”53.png” width=”” alignment=”center”]

[/bullet_block]

2) Busque por comportamentos positivos da parceira

Geralmente nós somos mais propensos a perceber somente os pontos negativos do outro, percebendo com maior frequência os seus erros. Quanto mais percebemos os erros dos outros, menos conseguiremos confiar neles, afinal, acreditamos que eles irão apenas errar.

Começar a perceber também os acertos dos outros e, principalmente da parceira, que geralmente nos passam desapercebidos, pode fazer com que essa confiança nela aumente, aumentando também a confiança na relação. Afinal, com o tempo percebemos que ela pode acertar mais do que errar, mas nós percebíamos somente os erros.

3) Aprenda a se entregar à relação

A desconfiança e a insegurança no relacionamento estão relacionados a um mecanismo de defesa nosso. Esse mecanismo de defesa serve para que evitemos a frustração e nos dizer, caso algo negativo aconteça, algo como

— “Viu só? Eu disse que isso ia acontecer”,

como uma forma de não nos pegar de surpresa, para assim evitar que soframos tanto.

O problema desse mecanismo de defesa é que ele evita que nos deixemos entregar inteiramente no relacionamento, fazendo com que estejamos sempre desconfiados da parceira, sempre com um pé atrás. Isso apenas faz com que o relacionamento deixe de ser saudável para ambos os integrantes, evitando ainda que você tenha uma relação satisfatória e verdadeira. É preciso entender esse mecanismos de defesa, melhorando até mesmo a qualidade da relação.

4) Esqueça as experiências anteriores

Alguns homens desenvolvem certa dificuldade em confiar na parceira em decorrência das experiências anteriores. Seja um relacionamento ruim que tiveram, ou uma traição passada. É comum que esses homens associem essa traição à algo comum nos relacionamentos, acreditando também que todas as pessoas traem.

Isso apenas faz com que eles percam a confiança na parceira e no relacionamento, podendo até mesmo fazer com que os mesmo comecem a trai-la.

As consequências disso dificilmente serão positivas para o relacionamento. É preciso aprender a esquecer os namoros anteriores e perceber que cada um é diferente.

5) Aprenda a aceitar suas escolhas

O seu relacionamento é também uma escolha que você fez. Você escolheu ter esse relacionamento, assim como escolheu também a sua parceira atual. Você pode optar por não ter relacionamento algum ou até mesmo pode optar por trocar de parceira. Esse é um direito seu.

Tendo em vista que o relacionamento é uma escolha, é preciso então aprender a aceitar e a lidar com as suas próprias escolhas, assim como, é preciso estar aberto para as consequências dessas escolhas.

Isso, além de demonstrar grande maturidade e desenvolvimento pessoal, faz com que você consiga lidar melhor com as questões da confiança. Pois além de confiar em si mesmo, por ter escolhido essa pessoa e esse relacionamento, você irá confiar que essa pessoa não irá fazer nada para estragar isso.

Dessa forma, a sua confiança com relação a você mesmo aumenta (isso também ocorre no processo de autoconfiança), aumentando também a confiança na sua parceira amorosa, que também escolheu estar com você nesse relacionamento.