Guia Completo da Motivação

A motivação está ligada diretamente ao cumprimento de seus objetivos, que muitas vezes só podem ser alcançados devido a ela. Na motivação existem fatores biológicos, sociais e psicológicos.

Podemos dizer então que a motivação pode vir de nós mesmos ou o ambiente pode nos motivar para que algo seja realizado. Vamos focar aqui em como encontrar a motivação necessária e, principalmente, como mantê-la sem precisar que o ambiente, ou o outro, faça isto por nós. Para isto separamos estas reflexões sobre o tema.

1. Perceba e entenda seus objetivos

Antes de pensarmos em nos motivar, primeiro é preciso delimitar quais são seus principais objetivos. É preciso que estes objetivos estejam claros para você e, o mais importante, é preciso que os caminhos para alcançar estes objetivos estejam mais claros ainda.

Faça uma lista com seus principais objetivos a serem cumpridos, tanto em curto quanto em longo prazo. Perceba o que é necessário conseguir para que estes objetivos sejam alcançados e como irá consegui-los. É importante que o “como” esteja ao seu alcance.

2. Entenda como cumprir estes objetivos

Saber como alcançar o objetivo é tão importante quanto saber o objetivo em si. Muitas vezes precisamos fazer algo que não gostamos para realizar alguns objetivos, como por exemplo trabalhar em um emprego que não nos agrada muito. É preciso então entender que existem coisas nas quais fazemos por prazer e coisas que fazemos pela necessidade.

Digamos que o emprego atual é um caminho para alcançar determinado objetivo e que no futuro lhe dará a opção de um novo emprego, ou até mesmo que o seu objetivo seja um novo emprego. Desta forma é preciso cumprir as tarefas do atual emprego para então conseguir alcançar o que desejas.

3. Realize as tarefas do objetivo

Ao saber quais são seus objetivos e como alcança-los, já acontece a motivação inicial para que consiga cumprir o objetivo, principalmente se já está completando as tarefas para que ele ocorra. Mesmo que sejam tarefas que não lhe tragam tanto prazer, só o fato de servirem para alcançar um objetivo já pode te motivar para que sejam feitas.

4. Mantendo-se motivado

Após a motivação inicial, com o tempo, torna-se mais complicado manter-se motivado, pois somente o fato de ter um objetivo a ser alcançado já deixa de ser tão motivador como era no início, principalmente se for um objetivo a ser alcançado em longo prazo.

Por isto é preciso ter objetivos em curto prazo a serem alcançados também, pois quando os objetivos de curto prazo são alcançados – mesmo que sejam objetivos de menor importância -, o fato de alcança-los pode tornar-se motivador para os outros objetivos.

Para manter-se motivado, portanto, é preciso ter um grande objetivo (mais difícil de se alcançado e em longo prazo) e outros objetivos menores (mais fáceis de serem alcançados, de curto prazo) para que te ajudem a motivar-se.

[bullet_block large_icon=”53.png” width=”” alignment=”center”]

  • Por isso que no Desafio Homem de Lábia, todo dia você recebe uma missão diferente. O maior objetivo é ser bom de comunicação, papo, nunca ficar sem assunto ou sem saber o que falar. E todo dia há um desafio menor que te deixa mais perto do grande objetivo.

[/bullet_block]

5. O reforço positivo e a motivação

Agora que os objetivos em longo e em curto prazo já estão sendo trabalhados para serem realizados, é interessante também se motivar através do reforço positivo. Isto significa que sempre que alcançar um objetivo, você terá uma “bonificação”. Por exemplo, para todo objetivo alcançado tenha uma recompensa que você se dará ao luxo de se dar. Seja algo que você pretende comprar ou algo que deseja fazer – como férias por exemplo. Caso você atinja determinado objetivo, você poderá então se dar ao luxo de tirar ferias, de viajar, de trocar de carro e assim por diante.

Deste modo você estará exercitando a disciplina necessária para realizar os objetivos e ao mesmo tempo estará se recompensado pelos seus esforços, ganhando a motivação necessária para que continue tentando.

É importante que essas bonificações sejam condizentes com a dificuldade e a importância do objetivo. Quanto mais difícil o objetivo atingido, maior a bonificação. Assim, além do prazer de atingir um objetivo, terá também o prazer de realizar algo desejado, que com o tempo pode tornar-se mais motivador que do que o próprio cumprimento do objetivo.

6. Entenda as características necessárias para cumprir seus objetivos

Existem algumas características que precisam ser desenvolvidas para que seja possível o cumprimento de seus objetivos e as principais delas são:

Disciplina: Isto significa que você fará somente o que tiver planejado da forma que tiver planejado. Sem ela, todo o esforço será em vão. É preciso seguir à risca tudo o que for combinado.

Paciência: Como alguns objetivos são mais difíceis de serem cumpridos e podem levar algum tempo para que aconteça isto, é preciso aprender a ser paciente e saber que as coisas acontecem na hora certa, não adianta tentar fazer tudo de uma vez só.

Organização: Tudo precisa ser pensado e planejado. Pra isso é necessário ter a organização para que as coisas aconteçam da maneira correta e a seu tempo. Estar organizado significa também estar aberto aos possíveis imprevistos, sabendo como resolvê-los.

Estas são algumas reflexões sobre como encontrar e manter a motivação necessária para cumprir seus principais objetivos, independente de quais sejam. Estas maneiras podem ser mais trabalhosas, mas são efetivas e em longo prazo mostram-se extremamente recompensadoras.

Se preferir, assista ao vídeo:

http://youtu.be/GOT8ZaqfijU