Receita de arroz frito

 

Se você não sabe o que fazer com as sobras de arroz que estão na geladeira e não tem muita habilidade na cozinha, pode fazer uma receita deliciosa chamada arroz frito, também conhecida como mexidinho.

Você vai precisar de poucos ingredientes, sendo que a maioria deles provavelmente já está na sua geladeira. Anote e separe:

– três xícaras (chá) de arroz cozido;

– uma cebola;

– meia cenoura;

– ¼ xícara (chá) de salsinha e cebolinha verde picadas bem fininho;

– duas colheres (sopa) de azeite;

– três ovos;

– ½ colher (sopa) de óleo.

O modo de preparo do arroz frito é muito fácil. Mas, primeiro, vamos cortar e ralar alguns ingredientes. Ou seja, corte a cebola na metade e, em seguida, em meias luas não muito finas.  A metade da cenoura também poderá ser ralada (na parte grossa do ralador) nessa etapa.

Em uma panela wok ou em uma frigideira alta e antiaderente, coloque as cebolas com as duas colheres de azeite, em fogo baixo. Tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar por aproximadamente dez minutos, até que as cebolas fiquem caramelizadas. Você deverá mexer de vez em quando, para não queimar.

Feito isso, transfira as meias luas de cebola para a tigela com o arroz cozido. Aumente o fogo para médio, coloque um fio de óleo e a cenoura, refogando por dois minutos. Agora, acrescente os temperos verdes.

Quando fizer isso, você poderá juntar a cenoura temperada na tigela com arroz e cebola. Misture bem todos os ingredientes.

Quebre os ovos em uma tigelinha, um de cada vez. Se estiverem frescos, junte-os e bata ligeiramente os três. Esta precaução evita que você estrague sua receita, caso algum deles esteja estragado. Feito isso, coloque a panela novamente em fogo baixo, com um fio de azeite.

Junte os ovos na frigideira e mexa-os rapidamente com uma mulher. Quando começar a cozinhar, junte a mistura da tigela e mexa vigorosamente. Agora é hora de acrescentar mais temperos, como sal e pimenta-do-reino. Deixe o arroz frito no fogo por mais dois minutos, para aquecer, e sirva a seguir.

Por ser um prato completo, o arroz frito não precisa de acompanhamentos. Você pode servir as porções, que servem três pessoas, em pequenas tigelas ou em pratos fundos. Para decorar, a sugestão são folhas de salsinha inteiras.

A receita fica pronta em aproximadamente vinte minutos e harmoniza muito bem com vinho.

Você pode cozinhar arroz especialmente para essa receita, mas a ideia aqui é aproveitar as sobras de uma maneira deliciosa e prática, sem que seja feito o supercomum bolinho de arroz.

Aliás, se você quiser fazer esse prato, basta acrescentar quatro colheres (sopa) de amido de milho à mistura, no momento em que estiver refogando a cenoura com os temperos. Os ovos irão dar liga, portanto não serão cozidos. Depois, é só fazer bolachas (semelhantes a hambúrguer), que serão douradas em óleo.

Pronto, você conheceu duas receitas muito saborosas para impressionar sua parceira, além de aproveitar a comida já preparada.

 

(receitas obtidas no site do GNT, programa Cozinha Prática).