Sobre os estudos

Estudar é uma arte. E como todas as artes humanas, o exercício de aprendizagem requer determinados métodos e exigências para que seja desenvolvido de forma satisfatória e proveitosa.

A primeira coisa a ser considerada para um estudo produtivo e livre de empecilhos é o ambiente no qual ele será desenvolvido. A casa do estudante é o local mais adequado para a prática do estudo. O cômodo escolhido deve estar limpo, arejado e livre de barulhos e da intromissão de outras pessoas. Locais onde o entra e sai de pessoas é intenso, como a sala ou a cozinha, devem ser evitados.

O estudo deve ser realizado em uma mesa ou escrivaninha, regulada de acordo com a altura do estudante, para que se evite dores na coluna e desconforto durante o estudo. A cadeira deve ser acolchoada e confortável. Outra coisa importante é evitar interrupções desnecessárias, por parte do próprio estudante, durante o aprendizado. Deixe tudo que você precisa ou pode precisar (água, celular, remédio, etc) perto de você para evitar que tenha que ficar se levantado a todo o momento.

O estudo em bibliotecas, sejam elas públicas ou da escola/faculdade, só é recomendável se esses ambientes forem silenciosos. Ainda assim é necessário se refugiar em locais estratégicos, livres da visão dos outros freqüentadores do local, para que se previnam interrupções indevidas de conhecidos e amigos. Da mesma forma, grupos de estudos também não são desejáveis, pois sempre se desdobram em bate papo e brincadeiras tolas.

Sempre se deve estudar duas disciplinas por dia, pois dessa forma o aprendizado se torna menos cansativo e maçante do que o seria caso direcionado apenas a uma matéria diariamente. De preferência, deve-se estudar uma matéria de exatas e uma de humanas, nessa ordem. Caso haja apenas disciplinas de exatas ou apenas de humanas, deve-se estudar primeiro a matéria que você acha mais chata e tem menos afinidade, e depois a que você mais gosta e tem maior aptidão, pois isso dá uma sensação de “recompensa”, importante para a manutenção das energias para o prosseguimento da atividade.

O método que deve ser utilizado para a fixação e absorção do conteúdo estudado em disciplinas da área das ciências humanas é o seguinte. Primeiro, leia todo o capítulo do assunto com muita atenção. Depois, releia o capítulo novamente, só que dessa vez grifando as partes mais importantes do mesmo. Em seguida, releia-o uma terceira vez, agora copiando para o seu caderno as passagens importantes que você havia grifado na segunda leitura. Feito isso, passe para o segundo assunto (ou capítulo) da matéria e reinicie todo o processo anterior. Quando chegar a época dos testes e provas, estude apenas pelos apontamentos que você fez no seu caderno, as passagens importantes que você copiou.

Em se tratando de disciplinas na área das ciências exatas, o método é um só: resolver exercícios, um após o outro. Resolva cinqüenta vezes um problema que você já resolveu, para fixar bem quais as regras e fórmulas que devem ser utilizadas para cada questão específica.

É importante dizer que o exercício de aprendizagem é algo que deve ser desenvolvido paulatinamente, aos poucos. Não adianta sentar o traseiro numa cadeira e tentar estudar dez ou doze horas por dia com o intuito de se obter um aproveitamento melhor. A única coisa que você vai conseguir com isso é se cansar. O seu cérebro assimilaria satisfatoriamente o conteúdo estudado apenas durante as primeiras quatro ou cinco horas. Após isso, em virtude do excesso de informações e do grande esforço intelectual empreendido, o restante das informações seria assimilado apenas parcialmente, de forma bastante insatisfatória.

O estudo é um investimento a longo prazo. Imediatismo não combina com aprendizagem séria e plena. Não apenas o exercício do estudo desenvolve-se no longo prazo, mas o seu maior fruto, o aprendizado, também só pode ser conquistado no longo prazo.  Aprende-se muito mais estudando três horas por dia durante três meses, do que nove horas por dia durante um mês, apesar de a quantidade de horas dedicadas ao estudo ser a mesma em ambos os casos.

Bismarck

3 comentários em “Sobre os estudos”

  1. Excelente! Isto é exatamente o que eu precisava entender para melhorar meu desempenho. Mais uma vez, muito obrigado equipe QPT.

Os comentários estão encerrado.