Tudo sobre o mau hálito

Muitos caras não conseguem conversar com as mulheres porque têm receio de gaguejar, suar frio, tremer ou falar besteira. Mas, se o seu problema é apenas mau hálito, acompanhe o texto que você logo conseguirá resolver a situação. E não é tão difícil quanto você imagina, posso garantir.

Não é doença

Em primeiro lugar, eu quero informar que mau hálito, também conhecido como halitose, não é uma doença. Na verdade, é um sinal ou sintoma de que algo não está indo bem em seu corpo. Mas as chances de ser algo relacionado à boca são bem maiores.

Quais são as causas?

halito

São noventa as causas relacionadas à halitose e 95% delas estão relacionadas a problemas bucais. Na maioria das vezes o mau hálito tem a ver com a saburra lingual, ou seja, os restos de alimentos que ficam presos na língua, ou então com doenças como periodontite ou gengivite.

O mau hálito também pode ter a ver com ficar grandes períodos sem comer; com a ingestão de alimentos que alteram o hálito (o alho, por exemplo); com o diabetes não controlado; com baixas nos níveis de açúcar no sangue; com problemas nos rins ou intestinos, mas essas causas são pouco relevantes.

Desvendando um mito

Você acredita que o mau hálito vem do estômago? A maioria das pessoas acredita que sim, mas isso é incorreto. Na verdade, o estômago é responsável apenas por transmitir as alterações de cheiro do hálito. Esse é um grande mito na área de saúde, mas que, com o tempo, vem sendo desacreditado.

A saburra lingual

lingua

Como eu citei acima, a saburra lingual é responsável pela quase totalidade dos casos de halitose. Logo em seguida vêm os problemas de gengiva e periodonto, resultado de feridas, cáries, inflamações e outros.

Como tratar o mau hálito

Agora que você já conheceu as causas do mau hálito, irá conhecer também formas de tratamento e prevenção do problema. E poderá perceber que, como eu escrevi, não é algo difícil de ser tratado.

– Após todas as suas refeições, inclusive os lanches, escove bem os seus dentes com uma escova macia e passe fio-dental em todos eles pelo menos uma vez ao dia.

– Se você possui inflamações na gengiva, próteses ou aparelhos nos dentes, recomenda-se que utilize escovas especiais, indicadas pelo dentista.

– Para remover a saburra lingual e evitar o mau hálito causado por ela, passe a escova de dentes também na língua, em todas as escovações.

– Coma a cada três, no máximo, quatro horas. Dê preferência para alimentos ricos em fibras, que estimulam a produção de saliva.

– Tome pelo menos dois litros de água por dia, pois o líquido também aumenta a produção de saliva, hidrata a boca (e o corpo) e previne a formação de placa bacteriana.

– O uso de enxaguantes bucais é indicado, mas recomenda-se que você não escolha produtos que contenham álcool. Eles ressecam a boca e aumentam a formação de placa bacteriana.

– Tenha hábitos saudáveis, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos e rotinas de lazer e descanso.

– Para tratar e prevenir o mau hálito, evite o consumo de alimentos que possam alterar o cheiro do seu hálito. Mais exemplos: embutidos (salame, linguiça, mortadela, etc.), cebola, repolho, couve-flor, café, bebidas alcoólicas, entre outros. Evite-os principalmente se estiver nervoso ou ansioso, porque eles irão alterar seu hálito mais ainda e a situação ficará pior.

– Coma uma maçã por dia, pois a fruta refresca o hálito.

– Chupe polpas de fruta congelada, como laranja, kiwi e outros tipos ricos em água.

Soluções caseiras como tratamento

receita

Além de seguir as dicas sugeridas acima, você também pode lançar mão de soluções caseiras contra o mau hálito.

Por exemplo: masque folhas de hortelã, unidades de cravo ou pedaços de gengibre. O hálito pode ficar puro porque esses ingredientes são substâncias aromáticas e antissépticas, então podem combater os microrganismos presentes na boca.

Você também pode fazer um antisséptico bucal natural. Basta misturar duas colheres (sopa) de água oxigenada em meio copo de água. Outra receita, com mais ingredientes, mas não é complicada, é feita com:

Uma colher (chá) de extrato de hamamélis; meia colher (chá) de glicerina vegetal; três gotas de óleo essencial de hortelã e 125 ml de água.

Você deve colocar todos os ingredientes em um copo ou potinho e agitar bastante. Aí é só fazer bochechos com a mistura sempre após escovar os dentes. Ah, e você encontra facilmente esses itens em casas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Há várias soluções caseiras pra tratar mau hálito, como chá de cravo-da-índia, própolis, salsinha, eucalipto, etc., fica ao seu critério decidir o que fazer pra tratar o problema.

Idas regulares ao dentista

Seguir essas recomendações fará com que você tenha um hálito fresco e saudável, mas é claro que isso não é suficiente. Você precisa ir ao dentista pelo menos uma vez por ano, pra fazer uma limpeza nos dentes, restaurar cáries e tratar outros problemas bucais, quando necessário.

Também é interessante, de vez em quando, fazer alguns exames pra verificar se está tudo ok com a sua saúde. Como eu citei, a maioria dos problemas de mau hálito tem a ver com a boca, mas há casos que estão relacionados com rins, intestinos, etc.

Aumento de confiança

confianca

O mau hálito não é um problema grave, na maioria das vezes, mas é péssimo porque inibe demais a pessoa que tem a situação. Quem é que tem coragem de falar sabendo que seu hálito não está bom?

Não é irritante ao extremo andar sempre com uma porção de balas no bolso e viver chupando uma atrás da outra? Só que o doce piora o problema, por causa da formação de saburra e/ou cáries. Ou seja, resolve na hora, mas só mascara. E se você não tiver outra bala pra substituir a anterior, o hálito ruim volta com tudo.

Então, resolver o problema do mau hálito é algo que aumenta a sua confiança, faz com que você se sinta seguro pra conversar com as pessoas e te torna mais comunicativo. Trate o mau hálito, previna o problema e deixa de lado a comunicação por mensagens de texto. Fale de perto!