Como alugar carro sem dor de cabeça

Alugar um automóvel é um serviço muito cômodo, especialmente se você não estiver na sua cidade. Porém, a burocracia para locação é grande e pode gerar complicações. Confira dicas para alugar carro sem dor de cabeça e saiba que atitudes você deve ter quando contratar o serviço.

Verifique as suas necessidades

Em primeiro lugar, é preciso verificar as suas necessidades de veículo. Alugar um carro 1.0 para se deslocar na região serrana não é muito viável, ainda mais se estiver lotado.

Então, antes de procurar uma locadora de veículos, tenha em mente do que você precisa: um carro maior, para comportar a família; um motor potente, para visitar a serra; conforto, para facilitar o deslocamento, etc.

Contrate uma locadora de confiança

impresa

Para alugar carro sem dor de cabeça, contrate uma locadora de confiança. Você pode até não conhecer a cidade onde se deslocará com o veículo, mas precisa conhecer a empresa fornecedora do carro.

Isto é, ela deve estar no ramo há bastante tempo, possuindo credibilidade no segmento. Não contrate uma locadora da qual você nunca ouviu falar ou não recebeu boas recomendações de amigos ou de pesquisas feitas na internet.

A locadora também deve oferecer boas condições de pagamento, além de serviços eventuais, como assistência 24 horas e entrega do veículo no aeroporto, por exemplo.

Conheça os requisitos para aluguel

Não é todo mundo que pode locar um veículo. Então, para alugar carro sem dor de cabeça, esteja preparado e conheça de antemão os requisitos para contratar o serviço.

O condutor deve ter 21 anos ou mais, com carteira de habilitação há pelo menos dois anos. Ele não pode ter restrições de crédito e precisa de um bom limite no cartão de crédito, pois o valor será utilizado como garantia de pagamento.

É importante saber que, durante a utilização do veículo, a locadora bloqueará parte do limite do seu cartão. Então, você não poderá contar com esta quantia enquanto não entregar o automóvel.

Atenção às regras de trânsito

seja-respossavel

Quando você pega algo emprestado, acredito que zele pelo produto que está em suas mãos, correto? A regra do empréstimo é assim: você cuida do objeto que não é seu muito mais do que se fosse.

Então, para alugar um carro sem dor de cabeça e para não ter surpresas no ato da entrega, tenha muita atenção às regras de trânsito. Se houver algum dano ao veículo, como arranhões, amassados, estragos ou multas, você deverá desembolsar um valor. Afinal, enquanto esteve com o automóvel, ele foi sua responsabilidade.

Retirada e devolução do veículo

De preferência, contrate o serviço de locação do automóvel antes de viajar, para obter descontos pela antecedência. Na retirada, não saia com o veículo antes de fazer uma vistoria completa junto com o funcionário da locadora, para que você não tenha que arcar com prejuízos que outras pessoas cometeram.

É preciso combinar a data e o horário para devolução do veículo, bem como o local de entrega, caso não seja no pátio da locadora. Você pegará o carro com o tanque cheio e deverá devolvê-lo da mesma forma.

Não se esqueça de pagar pelo combustível em um posto de gasolina, pois a locadora cobrará valores superiores aos praticados pelo local comum de abastecimento.

Pronto, com nossas dicas, você poderá alugar carro sem dor de cabeça. Agora é só aproveitar o passeio!