Como ler mais rápido

Você está atolado de leituras para o trabalho ou curso e não consegue diminuir a pilha, por mais que queira? Sua fila de livros de ficção só aumenta, mesmo que você dedique bastante tempo para o hobby? Abaixo você vai aprender a ler mais rápido e, é claro, aprender ao mesmo tempo. Afinal, ler por ler é fácil.

Os superleitores

A escritora Agatha Christie lia duzentos livros por ano. Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, termina um livro a cada quinze dias. Theodore Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos, lia um livro por dia, no mínimo (até três, às vezes). Como essas pessoas conseguem (ou conseguiam) fazer isso?

É claro que é muito fácil ler mais rápido se você deixar outros hábitos de lado, como jogar futebol, sair com os amigos, jogar videogame, assistir TV, etc. Isso contando que a leitura somente acontece no tempo livre e que você trabalha, tem família, amigos e por aí vai. Abaixo você vai conferir dicas pra encaixar a leitura em sua rotina.

Leia em dispositivos eletrônicos

leitura

Ter um livro eletrônico disponibilizado em seu Kindle, tablet ou notebook é uma maneira simples e prática para ler mais rápido. Os equipamentos normalmente são menores, então você pode carregá-los pra todo lado (especialmente os dois primeiros).

Na fila do banco, no ponto de ônibus, enquanto toma um cafezinho, enquanto o jantar está no forno, tudo é motivo pra você sacar seu aparelho e ler algumas páginas. E mais: não pesam na mochila, as páginas são passadas em rápida velocidade e os dedos não ficam dormentes.

Pratique leitura rápida

Procure ler o mais rápido que puder, de forma que retenha conhecimento durante a leitura. E mais: se você ler depois de praticar exercícios físicos, poderá dobrar sua velocidade de virar as páginas. Além disso, a boa forma física faz com que o cérebro receba mais oxigênio. Assim, você retém aprendizado mais rapidamente.

Para saber o passo a passo para ler mais rápido, clique aqui e confira o vídeo.

Dedique quinze minutos por dia

homem-lendo

Para ler mais rápido, dedique pelo menos quinze minutos do seu dia para leituras. Com o hábito, você conseguirá virar as páginas mais rapidamente, com aprendizado. É como eu sugeri acima, coloque a leitura nos momentos de pausa e espera, assim você passa um tempo que seria entediante, de forma agradável.

E assim você também não desanima ao pegar um livro de quinhentas páginas. Não coloque como meta ler durante uma hora, se você não tem o costume. Mesmo que a história seja interessante, não vai te envolver.

Mas, se você ler de quinze em quinze minutos, não se distrairá com o que está ao seu redor e as chances de criar o hábito são maiores.

Leia um livro por vez

Você já deve ter lido por aí que é recomendável ler dois ou três livros ao mesmo tempo. Mas, se você não tem tempo pra ler um livro, como vai conseguir ler mais de um?

Então, até que você crie o hábito e se torne um viciado em leitura, a próxima dica pra ler mais rápido é se focar em um livro por vez. Se você não consegue ler por muito tempo, não vai conseguir se lembrar dos capítulos anteriores. E vai precisar voltar algumas páginas. E isso leva um tempo que você não tem. Então é melhor ler com frequência e se focar em um livro até terminá-lo.

Nunca releia

nao-releia

Agora eu vou continuar escrevendo sobre algo que citei acima. Se você lê pouco, é fácil se distrair ou se esquecer do que já foi lido. Então, volta às páginas anteriores e as relê. Mas isso não deve ser feito. Afinal, se o tempo de leitura é curto, reler é algo que você deve evitar.

Provavelmente a sua dúvida será respondida nos capítulos seguintes. Só volte quando for realmente necessário pro entendimento do texto. O movimento de leitura é sempre da esquerda pra direita, nunca o contrário.

Pesquise antes de começar a ler

Para ler mais rápido e evitar surpresas ou imprevistos, pesquise sobre o livro antes de começar sua leitura. A internet está aí, repleta de informações sobre as histórias que você pretende ler.

Então, leia a sinopse, veja booktrailers, leia resenhas e opiniões de outros leitores. Você pode evitar spoilers, na maioria das vezes, e não tem grandes choques com o enredo. Quanto menos surpresas você tiver, mais rápido lerá.

Segure sua língua

Tem gente que faz sons enquanto lê. E isso atrapalha a capacidade de o cérebro ler mais rápido. Mesmo que você não use a voz, mexer a boca é prejudicial para a velocidade de leitura. Segure sua língua e comprove que a fala é mais lenta do que a visão.

Se for necessário, masque chicletes, chupe balas ou coloque o dedo entre os lábios. Mas ocupe sua boca e não deixe que ela se mexa enquanto você lê.

Faça leitura seletiva

Vai me dizer que você nunca pulou algumas páginas do livro que estava lendo? Isso é hábito de praticamente todas as pessoas, senão todas. E eu recomendo que você faça isso mesmo, isto é, que tenha o hábito da leitura seletiva.

Você pode fazer isso especialmente quando o texto está chato, se a leitura está redundante, etc. Se você perceber que determinados parágrafos podem ser pulados sem que o aprendizado seja comprometido, pule sem medo!

Cubra as palavras lidas

Para ler mais rápido, siga outra dica simples: cubra com uma folha de papel em branco as palavras já lidas naquela página. É uma maneira de evitar que seus olhos voltem a elas, fazendo movimentos curtos que podem te distrair.

Aos poucos, vá descobrindo as páginas novamente, para não se viciar nesse hábito. E se você precisar voltar constantemente ao que já foi lido, desacelere.

Cronometre sua velocidade de leitura

cronometro

Mas, você só vai saber se as recomendações estão dando certo se você cronometrar sua velocidade de leitura. Como é que vai saber se está conseguindo ler mais rápido se não testar?

Isso é feito pela contagem de palavras em uma página. Coloque no cronômetro dez minutos e veja o quanto você leu nesse tempo. Agora multiplique o número de páginas lidas pelo número de palavras por página, dividindo o valor por dez. Essa é sua leitura de palavras por minuto.

[bullet_block large_icon=”0.png” width=”” alignment=”center”]

  • Para saber a fórmula exata para ler mais rápido, clique aqui.

[/bullet_block]