Como acabar com o medo de relacionamentos

Muitos homens têm medo de manter um relacionamento sério com as mulheres. Isso pode ocorrer por diversos motivos e razões. Esse medo pode fazer com que esses homens não consigam, mesmo desejando, manter uma relação longa e saudável e acabam sabotando as próprias relações, principalmente as relações com potencial para se transformarem em um relacionamento sério. O mesmo pode ocorrer quando eles começam a se sentir apaixonados por alguma mulher.

Existem alguns motivos principais para isso ocorrer e irei comentar sobre eles aqui, juntamente com a forma de modifica-los, para perder o medo da relação.

Caso você queira um relacionamento longo e saudável mas percebe que não está conseguindo isso, este artigo pode te auxiliar a entender melhor esses motivos.

1) O medo da frustração

Um dos motivos mais comuns para que os homens não consigam manter um relacionamento de longo prazo é na verdade o medo da frustração e não necessariamente do relacionamento em si.

O relacionamento faz com que os seus integrantes, criem expectativas, tanto em relação ao parceiro como em relação ao relacionamento em si. Essas expectativas quando não alcançadas podem fazer com que os homens se frustrem.

O medo da frustração geralmente ocorre quando o homem já teve um relacionamento do qual trouxe demasiadas frustrações, e para não frustrar-se novamente, visto que ele provavelmente tem baixa tolerância a frustração, pode fazer com que sinta-se incapaz de ter um relacionamento, afirmando assim ter medo de relacionamentos.

Nesse caso é preciso aprender a lidar com as suas próprias expectativas, tentado diminuí-las, para amenizá-las, ou tentar ao máximo não criar expectativas quanto a relação, pois assim será mais fácil se surpreender e perceber as coisa positivas no relacionamento. Perceber que você tem baixa tolerância a frustração já é uma forma de lidar com isso.

2) A incerteza dos relacionamos

Costumo dizer que os relacionamentos são apostas que fazemos, ou seja, eles possuem as mesmas chances de darem certo e de darem errado.

Para alguns homens, essa incerteza de dar certo pode fazer com que sintam medo de tentar construir um relacionamento sério com alguma mulher. Enquanto o relacionamento não é oficializado, ele tem a certeza de que não irá dar em nada e que pode acabar a qualquer momento. Já quando vira namoro oficialmente, ele pode desenvolver essa incerteza e começar a temer pelo fim da relação. Para evitar isso, alguns homens podem sabotar as relações e já termina-las simplesmente por não acreditaram que irá funcionar.

Nesses casos é preciso perceber quais são as outras atividades que você faz e que podem dar certo ou não e que geralmente dão certo, para então entender os motivos de você realiza-las mesmo assim. Tente entender porque você faz essas atividades mesmo sabendo que podem não dar certo. Após essa reflexão, faça o mesmo com o próximo relacionamento que você pretende ter.

3) A influência dos relacionamentos passados

A maioria dos casos de medo de relacionamento nos homens está vinculada a alguma experiência negativa que ocorreu no passado, principalmente relacionadas a um relacionamento amoroso mal sucedido.

Por ter vivenciado um relacionamento ruim com uma mulher possessiva por exemplo, ou ter tido um término marcado por brigas, o homem pode passar a acreditar que os relacionamentos tendem a ficar ruins com o tempo, e que as brigas fazem parte de todo relacionamento sério de longo prazo.

Por essa influência negativa, muitos homens deixam de tentar um relacionamento sério, pois isso pode “complicar” a relação. Isso pode ocorrer também porque no início de cada relação as coisas tendem a ser melhores, e com o tempo ficam um pouco mais rotineiras. Mas isso não significa que ficará ruim.

Se este for o seu caso, é provável que você ainda esteja preso a seu relacionamento passado, sendo, necessário desvincular-se dele antes de buscar uma relação. É preciso ter em mente que as pessoas são completamente diferentes e que portanto, cada relação será também diferente.

Para ter uma relação saudável é preciso apender com os erros do passado e trabalhar juntos com a parceira para um relacionado satisfatório, com confiança mutua.

4) O medo da perda

Outro medo que impede o surgimento de um novo relacionamento é o medo da perda. Alguns homens têm medo de iniciar uma relação, pois isso significa dar atenção total à mulher e entregar-se a ela, ou seja, significa investir nessa mulher.

Como existe a incerteza na relação juntamente com o sentimento de apego, o medo de perder esse sentimento e esse “investimento” faz com que esse homens evitem o relacionamento (não é somente um investimento financeiro, é também um investimento sentimental). Esse medo da perda pode fazer com que esses homens evitem iniciar a relação.

Nesses casos eles ficam transitando de relação em relação até perceberem que estão começando a gostar da mulher e então terminam com elas. Para irem então para outro relacionamento. Acabam tendo muitos relacionamentos, mas todos vazios e sem significado.

Esses casos provavelmente também tem algum tipo de influencia dos relacionamentos passado. Sendo, portanto necessário perceber os reais motivos de isso ocorrer e, principalmente, é necessário permitir-se apaixonar e fazer esse investimento em alguma mulher, para desmitificar algumas crenças disfuncionais, aprendendo com as novas experiências. Somente assim você irá modificar essa situação.

5) A insegurança masculina

A insegurança masculina está também relacionada ao medo da perda, a incerteza do relacionamento e principalmente com o medo da frustração. Essa insegurança pode surgir por diversos motivos. É preciso que você reflita sobre ela e tente buscar os reais motivos para sentir-se inseguro.

Lembrando que essa insegurança ocorre não somente nas relações, mas em todos os aspectos de sua vida. Na verdade, em alguns casos a insegurança pode não estar voltada para o relacionamento em si. Ela pode ocorrer em outros aspectos não resolvidos da vida do homem, e acabam virando sintoma de um medo de relacionamento. Por isso a importância de buscar as reais causas para a sua insegurança.

6) Inaptidão para lidar com os próprios sentimentos

Isso é muito comum nos homens. Principalmente quando falamos em sentimentos positivos. Lidar com os sentimentos também é algo que deve ser aprendido. Geralmente o menino não aprende a lidar com os seus sentimentos positivos, aprendendo também muito pouco sobre amor, paixão e etc. Esses temas são mais voltados para as meninas, que comumente são rotuladas como mais “sentimentais”.

Os homens, com o tempo, começam a aprender, cada um a sua maneira, a lidar com os seus sentimentos. Mas nem todos conseguem fazer isso de uma forma adequada e funcional, ou até mesmo não conseguem lidar com eles. Nesses casos, sempre que se sentem apaixonados, os homens tendem a fugir dos relacionamentos ou acabam tendo relacionamentos apenas com mulheres pelas quais não sentem nada.

Nesses casos é preciso buscar o desenvolvimento pessoal, sair da zona de conforto e tentar aprender a lidar com seus sentimentos. Esses são homens geralmente explosivos que também não sabem lidar com o sentimentos negativos. A busca do desenvolvimento pessoal e sentimental pode ser feita de diversas maneiras, seja na literatura, em grupos ou até mesmo com profissionais da saúde. O segredo aqui é buscar ao máximo conhecer a si mesmo.

7) Dificuldade em lidar com as mudanças na vida

Os relacionamentos amorosos, principalmente os sérios, implicam em mudança de vida e de hábitos. Alguns homens estão tão acostumados com a vida que levam atualmente que ao sentirem qualquer necessidade de mudança acabam fugindo. Isso serve tanto para os relacionamentos quanto para qualquer aspecto da vida.

Nesses casos, a zona de conforto é o lugar mais seguro, e qualquer coisa que os faça sair dela já traz o medo e a vontade de fugir. O relacionamento pode fazer isso. Então esses homens preferem fugir da relação a mudar sua vida. A busca pelo desenvolvimento pessoal e aquisição de novas experiências de vida também se faz necessária nesses casos.

8) Conheça a fundo os reais motivos do seu medo de relacionamento

Existem outros milhares de motivos que posso exemplificar aqui para demonstrar como ocorre o medo dos relacionamentos nos homens. Mas meu foco é auxiliá-lo a lidar com esse medo e modifica-lo, de forma que você consiga ter um relacionamento amoroso saudável no futuro.

Para que isso aconteça você irá precisar encontrar o real motivo de ter esse medo de relacionar-se. Tenha em mente que dificilmente será apenas um motivo. Podem ser diversos motivos que estão fazendo com que você sinta-se assim. São motivos tanto a nível consciente quanto inconsciente. Desvendar esses motivos é o primeiro passo para perder o medo da relação.

9) Permita-se adquirir novas experiências

Além de descobrir os motivos dos seus medos, é preciso também permitir-se ter novas experiências. Isso significa então permitir-se ter novos relacionamentos sérios com mulheres pelas quais você tem verdadeiros sentimentos. Essas novas experiências podem fazer com que você consiga ter qualidade nas suas relações, aprendendo no dia a dia a livrar-se de seus medos.

Conversar com a parceira sobre esses medos também é uma forma de combate-los. Ao invés de fugir, diga a verdade para ela e deixe que juntos vocês aprendam a lidar com a situação.

10) Pare de fugir

O medo faz necessariamente com que sintamos a necessidade de fugir. Isso não significa que devemos fugir sempre. Caso você sinta que está começando a ter sentimentos por alguma mulher e ela está te dando dicas de que quer algo sério com você.

Entenda essa sua vontade de fugir e saiba que ela é um sintoma para os seus medos. Utilize desses conhecimentos para parar de fugir e permita-se aprender com essa mulher novas experiências. Somente assim você conseguirá amenizar e perder de vez o seu medo de relacionamento.

Para isso é preciso saber sobre a sua atual realidade, ser sincero com a parceira e consigo mesmo e principalmente aprender a lidar com as suas responsabilidades são consequências de seus atos. Isto te tornará um homem melhor, maduro e desenvolvido.