Como lidar com a sua insegurança no relacionamento

A insegurança masculina nos relacionamentos é completamente negativa e geralmente afasta as mulheres, atrapalhando qualquer possibilidade de se ter uma relação saudável e duradoura. Os homens inseguros tendem a ter mais dificuldades em manter os relacionamentos e até mesmo em conseguir novas relações, pois ao perceber essa insegurança, as mulheres acabam se afastando desses homens.

Portanto, se você quer se livrar de vez da sua insegurança nos relacionamentos, sugiro que você continue a sua leitura. Nesse texto trago algumas dicas para você conseguir amenizar e até mesmo livrar-se da sua insegurança nos relacionamentos amorosos.

1) A autoconfiança é imprescindível

Para conseguir acabar de vez com a insegurança, independente do tipo, é necessário buscar o caminho da autoconfiança. Quem aprende a confiar em si, passa também a confiar no outro (na parceira) e também consegue lidar melhor com as situações adversas, sem sentir-se ameaçado pelos outros.

Para conseguir encontrar a autoconfiança é necessário refletir sobre diversos aspectos de sua vida, focando-se principalmente nas suas qualidades e em todas as possibilidades que você tem para a sua vida e para o seu relacionamento. Esse é um processo que pode mudar vidas.

2) Tenha em mente as possibilidades na relação

Uma relação amorosa existe e é duradoura em decorrência das possibilidades (futuras) existentes na relação, e é nisso que você precisa focar-se para conseguir aumentar a sua confiança no relacionamento.

Tenha em mente todas as possibilidades que você pode trazer no relacionamento e principalmente todos os benefícios que você pode dar para a sua parceira. Ou seja, você precisa saber o que te diferencia dos outros e utilizar disso para conseguir melhorar a qualidade no relacionamento e consequentemente diminuir a sua insegurança.

3) Saiba que se ela está com você é porque ela escolheu por isso

O homem inseguro geralmente sente muito medo de ser deixado ou de fazer algo errado para estragar a relação e, com isso, acaba deixando de fazer muitas coisas que seriam positivas para o relacionamento.

Outro pensamento muito recorrendo na mente de um homem inseguro é a falta de conhecimento das razões da parceira por estar com ele, isso faz com que ele sinta-se cada vez mais inseguro.

Portanto, é necessário saber que se ela está com você é porque ela escolheu por isso, e principalmente, é porque você merece tê-la com você. Mas para isso você precisa continuar trabalhando para ter uma boa qualidade no relacionamento.

Buscar por uma maior confiança no relacionamento e na parceira, deixar de estar sempre desconfiando dela já ajuda, e muito, para melhorar esse relacionamento, diminuir as brigas e principalmente fazer com que o relacionamento dure por mais tempo.

4) Não se deixe abalar pela concorrência

Outro medo muito comum nos homens inseguros é a possibilidade de ser trocado por outro homem, ou seja, o medo de a parceira terminar a ralação para ficar com outro. O problema é que em muitos casos, é essa insegurança que faz com que a mulher deixe o homem, pois ela precisa sentir-se segura em um relacionamento saudável.

Nesse caso é muito importante aprender a deixar de se preocupar com os outros homens, ou com os concorrentes e focar-se em ter uma boa relação com ela. Se o seu relacionamento estiver saudável, dificilmente a mulher irá querer trocar isso por uma nova relação (pois a nova relação é incerta). Focar-se na qualidade da relação é não preocupar-se com a concorrência e ter certeza de um relacionamento saudável.

5) Evite demonstrar a sua insegurança

A insegurança no relacionamento traz também o ciúme, e ninguém consegue conviver com um homem ciumento. Por isso é muito importante não demonstrar esse ciúme para a parceira, para que você então possa se trabalhar para esse ciúme deixar de existir.

É claro que não há como nunca sentir ciúme, mas ela não pode saber que você está sentindo esse ciúme, ou que você está com medo de ser traído ou deixado.

É muito melhor para você e para o seu relacionamento quando você consegue trabalhar essas questões sozinho, sem deixar que a parceira saiba o que está acontecendo. Dessa forma, você acaba se tornando uma pessoa melhor, sem que a parceira saiba que você está tendo problemas de confiança na relação.

Alexandre Chollet é consultor comportamental e de relacionamentos, criador do Método Homem de Verdade e de vários outros treinamentos. Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano. Dá treinamentos para homens que desejam mais da vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.