Como lidar com amizades coloridas?

 

O termo “amizade colorida” ganhou uma grande popularidade há um tempo, havendo até um filme com esse nome. Porém, apesar de as mulheres acharem que somos mais práticos, pode haver dificuldade em lidar com esse tipo de relacionamento. Por isso, vale a pena refletir: como lidar com amizades coloridas?

O que é uma amizade colorida?

A amizade colorida acontece quando duas pessoas são amigas, mas ficam de vez em quando, sem nenhum compromisso amoroso. Elas podem ter atração uma pela outra e se relacionarem, o que não quer dizer que estejam namorando ou que haja qualquer compromisso entre elas.

Como sugerir uma amizade colorida?

Uma amizade colorida acontece por si só: as duas partes demonstram interesse e essa situação acaba caminhando ao ponto no qual os dois ficam. Porém, caso haja vontade, vale a pena abrir o jogo e propor isso à amiga de forma clara. É importante dizer que, se a amiga for do tipo romântica, isso pode não dar certo e ela pode se chatear com você, prejudicando até mesmo a amizade.

O ideal é soltar indiretas e ver o que dá. Comigo sempre funcionou.

Estabelecer limites: decisão importante

Para que a amizade colorida não vire uma zona na qual ninguém sabe como deve agir, é essencial que as duas partes conversem e estabeleçam limites: vai ter sexo com outras pessoas? Pode contar para os outros? Até onde a liberdade deve ir? Pode ficar com outras pessoas?

O ideal é ter regras bem claras. Que é só amizade e sexo, por exemplo. Nada de romance ou gestos românticos. As mulheres tendem a ir pra esse lado e cabe a você cortar logo de cara.

A outra parte não precisa dar satisfação do que faz ou do que deixa de fazer, uma vez que não há um relacionamento. Porém, vale a pena manter o bom senso e evitar pretendentes na frente da amiga colorida. Conversar sobre esses aspectos é fundamental para que a amizade colorida seja bem sucedida e as duas partes aproveitem. Caso contrário, apenas o homem ou apenas a mulher é favorecido, fazendo com que o esquema não dê certo.

De toda forma, é preciso ter sempre em mente que a amizade deve ser o mais importante e que se deve fazer de tudo para mantê-la. A amizade colorida não pode prejudicar ou acabar de vez com a amizade em si, embora isso possa acontecer. A amizade deve estar acima de tudo. Se o sexo a estiver prejudicando ou se você perceber que sua amiga está tendo sentimentos românticos, melhor pararem de transar antes que seja tarde.

Quais são os riscos da amizade colorida?

Esse tipo de relacionamento apresenta, basicamente, dois perigos: um dos amigos se apaixonar de verdade ou a amizade acabar. Quando um dos amigos se apaixona, o esquema de amizade colorida pode ser suspenso ou não - recomendo acabar na hora! 

Da mesma forma, é possível tentar manter uma amizade ou pôr fim a ela, para que quem estiver apaixonado não sofra ainda mais. Na verdade, todo mundo acaba saindo perdendo. Por isso é tão importante ter regras bem claras no início.

Porém, também existe a possibilidade de a amizade acabar pelo simples fato de ficar um clima “estranho” depois da ficada. Isso é mais normal do que se imagina e, realmente, pode acontecer. É natural que haja certo constrangimento no começo, sendo que essa situação deve passar com o tempo. Caso não passe, pode ser que a amizade fique estremecida e, mais uma vez, todo mundo sai perdendo.

Se resolver investir em uma amiga, esteja ciente dos riscos.

» NUNCA MAIS FIQUE SEM ASSUNTO