Como lidar com a solidão

Não é possível ser feliz sozinho. Gostaria de saber quem falou uma mentira dessas! É preciso apreciar sua companhia, pois vale muito mais estar sozinho do que mal acompanhado. Mas, se você precisa de ajuda para lidar com a solidão, conheça nossas dicas.

Por que você está sozinho?

Em primeiro lugar, é importante saber por que você se sente só, sem amigos, sem namorada ou sem colegas, etc. Você poderá conhecer pessoas e mesmo assim continuar sozinho, então a quantidade não quer dizer qualidade, nesse caso.

Para conhecer os motivos de sua solidão, pergunte-se: qual o horário em que me sinto mais só? Eu me sinto mais sozinho quando estou perto de pessoas? De que tipo? Há quanto tempo me sinto assim? O que tenho vontade de fazer quando me sinto só?

Nós recomendamos que você tenha um diário e registre todos os dias as suas impressões. Podem ser as perguntas e respostas acima, mas também seus pensamentos e suas ideias. Coloque no papel o que desejar, isso é o início para você lidar com a solidão.

Você não está sozinho

Agora que você percebeu o que te deixa só, saiba que você não está sozinho. Procure ajuda, seja com amigos, familiares ou até mesmo um terapeuta. Conte para essa pessoa de confiança as suas angústias e pergunte para ela se já passou por algo assim. Você provavelmente ficará surpreso por receber uma resposta afirmativa.

Siga em frente

Agora que você sabe que não é o único no universo a se sentir só, está na hora de lidar com a solidão por atitudes. Inicie um passatempo, como ler livros, pedalar, fazer caminhadas ou atividades físicas, etc.

Não tenha medo de conhecer pessoas nem de se movimentar, assim você se manterá ocupado e não terá tempo para se sentir sozinho. Se for o caso, mergulhe no trabalho, mas a recomendação são hobbies.

Saia sozinho

É importante manter o convívio social com outras pessoas, mas é fundamental ser feliz sozinho. Para que isso aconteça, saia de casa sozinho e faça programas muito divertidos sem companhia.

Vá ao cinema, almoce em um restaurante, vá à praia, conheça lugares novos, enfim, não dependa de outra pessoa para se divertir ou sair de casa. Não tenha receio de se sentar em uma cafeteria e passar momentos prazerosos consigo mesmo.

Obviamente as primeiras tentativas poderão ser um pouco desconfortáveis, mas, com o tempo, você saberá apreciar a sua companhia.

Compre um animal de estimação

Para lidar com a solidão, considere comprar um animal de estimação, como um cachorro ou um gato. É preciso que você seja um tutor responsável, então deve ter dedicação ao animalzinho, pois ele sente fome, sede e frio.

Os animais de estimação sabem retribuir o amor recebido, então você poderá se sentir amado sem ter a companhia de outras pessoas. Eles são grandes companheiros, são muito fieis e a experiência de ter um cão ou gato em casa é muito gratificante.

Esforce-se

Finalizando nossas dicas, recomendamos que você se esforce para não se sentir só. Estar sozinho é diferente de sentir solidão, pois é ótimo estar só e ser feliz. Você poderá agir assim também, especialmente se deixar o negativismo de lado e parar de pensar no que os outros estão achando de você. Assim, você saberá lidar com a solidão e melhorará sua autoestima.

E se você quiser uma companhia, arrumar uma namorada rápido, clique aqui e veja as dicas.