Como recuperar a confiança dela em você

Na vida cometemos erros que poderiam ter sido evitados, mas mesmo assim os cometemos. No relacionamento não é diferente. As vezes agimos por impulso, pensando apenas no momento, e não nos damos conta das consequências dessa atitude negativa ou simplesmente por acreditarmos que passaremos impunes por elas.

A confiança é uma das estruturas fundamentais do relacionamento, ela é primordial, e pode ditar se será um relacionamento saudável ou não. Apesar de sua importância, ela é facilmente abalada e difícil de ser readquirida, mas existem maneiras de se fazer isto. Vejas algumas maneiras de reconquistar a confiança dela quando cometemos algum erro grave.

#1 Esteja arrependido

Para que a confiança possa ser restaurada, você precisa primeiro estar realmente arrependido do que fez, e perceber o porque de sua atitude ser tão danosa para o relacionamento e para a confiança de sua parceira. Para isto é preciso que aja uma reflexão sobre o que aconteceu e as consequências da mesma. Feito isto, é preciso demonstra o arrependimento para sua parceira, mas não de uma forma dramática e teatral, e sim de uma forma direta e sensata, que virá com a reflexão feita.

#2 Converse sobre o que aconteceu

Independente do que tenha acontecido, a forma como ela descobriu é muito importante, e podem existir algumas informações faltantes que acabam sendo pioradas pela imaginação dela. Por isto é preciso conversar sobre o que aconteceu, demonstrar verdadeiramente os fatos e até mesmo os motivos por você ter feito o que fez. Não procure culpados, tampouco tente minimizar sua culpa, você sabe o que fez e das suas responsabilidades sobre isto.

#3 Demonstre entender as consequências do seus atos

Conversando sobre o fato, você pode comunicar que percebeu posteriormente as consequências que seu ato proporcionou e com isto demonstrar que coisas parecidas não acontecerão pois somente com isto você foi capaz de perceber o que poderá perder e você não está disposto a perde-las.

#4 Evite cometer o mesmo erro

Se você cometer o mesmo erro novamente, estando neste processo de restauração da confiança ou com a mesma já restaurada, fica muito difícil que ela possa acontecer novamente. A confiança é como um voto cego de aceitação de suas responsabilidades, e é difícil que depois de quebrada muitas vezes voltemos a ter esta aceitação.

#5 Demonstre ser digno desta confiança

Não adianta simplesmente conversar sobre o fato e esperar que tudo volte ao normal, agora que foi feita uma reflexão sobre tudo o que aconteceu, você precisa agir de acordo e  ter comportamentos congruentes para que o seu erro não aconteça novamente. É preciso demonstrar estar preparado para “virar a página”. Isto pode demandar algumas mudanças nas atitudes que você estava acostumado a fazer, mas para quem realmente deseja a confiança restaurada, este é um preço pequeno a se pagar.

#6 Confie em si

Além de se tornar digno da confiança dela, você precisa confiar realmente em si, sabendo que não repetirá o erro, pois no momento em que passamos a confiar em nós mesmos, mais fácil é para o outro perceber que somos dignos de confiança. Você precisa estar disposto a mudar, e seu erro não pode voltar a acontecer.

#7 Seja paciente

As pessoas tem tempos diferentes para “digerir” o que aconteceu, portanto, não adianta querer que as coisas voltem ao normal logo após o acorrido, é preciso ter calma e paciência para que o outro também entenda o que está acontecendo e deixe que as mudanças demonstrem que a confiança pode sim novamente ocorrer.