Como ser otimista

O otimismo não muda a situação, mas transforma a forma com que você lida com ela. Assim, com essa escolha, fica mais fácil ser mais satisfeito com a vida, promovendo mais situações de bem estar. Se você tem dificuldades para ser otimista, conheça nossas sugestões abaixo.

Viva o presente

Se você tem dificuldade para lidar com as perspectivas do futuro, tenha como lema para sua vida aquela frase de Saint Exupéry que diz que se deve viver o hoje porque o ontem já passou e o amanhã talvez não chegue.

É importante para todos nós fazermos planos, mas, se você sempre coloca o pessimismo à frente deles, viva o presente e não deixe que as preocupações com o futuro o impeçam de viver mais intensamente.

Cuide-se

Para aprender a ser otimista, cuide de si mesmo em primeiro lugar. Isto não é uma atitude egoísta, mas uma forma de atingir a maturidade. Ame-se e esteja satisfeito com a pessoa que você se tornou antes de pensar mais nos outros.

Quando você souber se amar de verdade, se sentirá mais feliz e poderá ser mais altruísta.

Xô pensamentos negativos

Os pensamentos negativos não nos levam a lugar algum. Eles nos proporcionam energias negativas, então você deve dar adeus a eles.

Você conseguirá ser otimista agindo assim, especialmente se procurar situações que nos inspiram a ter bons pensamentos. Procure livros, filmes, eventos e até trabalhos voluntários que possam te passar alegria.

Afaste-se de pessoas negativas

Não somente os pensamentos negativos nos tornam pessimistas, mas as pessoas que agem assim também. Então, para atrair energias positivas, conviva com pessoas bem humoradas, que buscam a realização de seus sonhos e correm atrás de seus objetivos.

É ótimo estar rodeado por pessoas que acreditam em seu próprio potencial, pois esta alegria contagia e faz bem a todos.

Aja com calma

Se você está à procura de soluções para ser otimista, outra sugestão é não agir no calor do momento. Quando se está de cabeça quente, normalmente tomamos decisões que podem prejudicar nosso futuro ou o dos outros.

Então, antes de fazer algo de que possa se arrepender mais tarde, esfrie a cabeça e busque o seu equilíbrio. Quando estiver calmo, decida-se pelo melhor para todos.

Aprecie o que é simples

O otimismo também surge quando se aprecia as pequenas coisas da vida. Como nossa rotina normalmente é repleta de agitações, olhar ao redor e perceber momentos de tranquilidade é algo que nos faz bem.

Perceba a natureza, os gestos de amor, a vida de um animal, a união familiar, etc. Tire tempo para notar o que te cerca e você conseguirá ser otimista.

Faça exercícios físicos

Os exercícios físicos fazem bem à nossa saúde e tornam nosso corpo mais bem oxigenado. Isto é consequência da endorfina, hormônio relacionado ao prazer.

Então, para ter energias positivas, pratique atividades físicas com regularidade. Você conseguirá pensar mais em coisas boas e será uma forma de cuidar de si, além de poder olhar ao redor.

Se você tentar estas sugestões e ainda assim não conseguir ser otimista, talvez seja hora de procurar ajuda especializada. Não permita que o pessimismo influencie as suas decisões.