O que fazer quando o namoro termina?

Entenda o que fazer quando o relacionamento chega ao fim, você querendo ou não que ele continue.

Sofrer com o fim do relacionamento é algo completamente comum, isto serve tanto para os homens quanto para as mulheres.  O que pode mudar é a forma como é demonstrado este sofrimento. Após o término deste relacionamento geralmente ocorre também um período de luto, afinal é o fim de uma etapa da vida, e ao mesmo tempo o início de uma nova etapa. Existem algumas formas de tentar amenizar este sofrimento e até mesmo fazer com que ele passe um pouco mais rápido, mas para isto é preciso saber se você deseja continuar com o relacionamento ou não, por isto iremos dividir as reflexões em duas partes.

É importante lembrar que mesmo quem desejava que o relacionamento chegasse ao fim ou não deseja que ele continue, independente dos motivos, também sofre e passa pelo período de luto, por isto iremos começar com a situação de quando o namoro termina e você não quer continuar com o relacionamento.

O namoro terminou e eu não quero continuar com ele, o que fazer?

1) Aceite o fim do relacionamento

Mesmo não querendo continuar com o relacionamento, é preciso aceitar o seu fim. Este é o principal motivo de continuarmos sofrendo quando os relacionamentos terminam. Por mais que o relacionamento tenha sido ruim, o seu término sempre trás sofrimento, a não aceitação deste término tende a atenuar o sofrimento.

Para aceitar este término é preciso pensar na sua nova vida de uma forma positiva, sem estar em um relacionamento. Imagine as novas possibilidades para a sua vida agora que você não tem mais uma parceira. Busque os pontos positivos desse sua nova empreitada.

2) Aceite o seu sofrimento

A não aceitação da dor é um erro muito comum em diversos aspectos da nossa vida. Nós tentamos esconder e nos convencer de que não estamos sofrendo das mais variadas maneiras possíveis, seja indo constantemente em festas, bebendo demasiadamente, trabalhando de mais para fugir dos problemas e assim por diante. Isto pode nos prejudicar a longo prazo. A aceitação da dor é a melhor forma de fazer com que ela desapareça o quanto antes. Quanto mais vivenciarmos a dor, mais rápido ela ira desaparecer.

3) Pense nos aspectos negativos do relacionamento

É comum ao término do relacionamento, lembrarmos apenas da parte boa, com lembranças que façam com que sintamos saudade, como se estes momentos pudessem fazer com que não sofremos mais. Pensar sobre isto irá apenas piorar a situação. Tente focar seus pensamentos nos motivos pelos quais você já não queria que o relacionamento continuasse antes mesmo de ele terminar.

Lembre dos momentos ruins que vocês tiveram juntos e das suas opiniões negativas a respeito dela. Esses pensamentos irão lhe ajudar a continuar firme com sua decisão de não tentar reconquistá-la, e lhe auxiliarão para passar para a próxima etapa.

4) Perceba quando a dor começar a diminuir

Quanto mais você pensar sobre o relacionamento, mais demorado será o período de luto. Concentrando-se no futuro e apenas nos aspectos negativos do relacionamento, está dor irá passar e o luto irá chegar ao fim. Quando você perceber que já não está sofredor tanto e nem está com medo de encontrar com ela na rua, é a hora de passarmos para a próxima etapa da sua vida.

É importante ressaltar que é preciso esperar o período de luto passar para buscar as novas possibilidades, caso contrário você irá apenas disfarçar a sua dor, fazer tudo o que queria fazer mas não podia, e quando isto passar você irá sentir o luto e poderá até mesmo quer voltar com ela, mesmo que no momento do relacionamento você não queria nem mais ver ela.

5) Concentre-se nos seus amigos

É comum que deixemos um pouco alguns amigos de lado quando se inicia um relacionamento, principalmente os amigos mais festeiros. Este é um bom momento de retomar o vínculo com seus amigos e voltar a fazer o que você gostava de fazer antes de o relacionamento começar.

Este é também um bom momento para voltar a falar com aquelas amigas antigas que você acabou perdendo contato por sua parceira ter ciúmes delas, ou até mesmo tentar contatar aquela gata que você costumava sair.

6) Volte a frequentar festas

As festas são os melhores lugares para conhecer gente nova, ter um bom momento e principalmente se divertir com os amigos. Retomando o contato com os amigos fica mais fácil encontrar lugares para que possam divertir-se juntos. Sem contar que é um bom lugar para encontrar aquela gata.

7) Volte a paquerar

Dependendo do tipo de relacionamento e principalmente da longevidade dele, pode tornar-se um pouco complicado voltar a paquerar. Você pode se sentir um pouco enferrujado para isto, mas já está na hora de voltar a paquerar e conhecer mulheres novas. Os amigos podem ajudar também neste momento, principalmente aqueles que já estão acostumados com isto, é possível ter ele como auxilio, principalmente para chegar na gata que está acompanha de uma amiga.

Dica extra: Para começar um novo relacionamento é interessante esperar um tempo e ter certeza que o período de luto chegou ao fim. Caso contrário os sentimentos do relacionamento passado podem misturar-se com os do novo, trazendo os mesmo problemas que você já teve um dia.

Tenha em mente que a coisa mais difícil do término do relacionamento é ficar sem ter relações sexuais, principalmente por que você já estava acostumado a ter com maior frequência. Desta forma é preciso tomar cuidado com as suas atitudes e também ter cautela para não tentar voltar com a ex apenas para transar e se arrepender depois.

Mas e se o namoro terminou e eu quero continuar com ele, o que fazer?

Algumas coisas podem mudar agora, pois afinal você quer continuar o namoro, então se faz necessário tentar reconquistar a sua ex. Isto pode ser um pouco complicado, mas com uma boa reflexão e paciência a gente chega lá:

 1)  Não perca o contato com ela

Por mais que o namoro tenha terminado, é interessante tentar manter algum tipo de contato com ela se você deseja tentar reconquistá-la. Para isto é importante que não tenha uma briga muito grande no momento do término do relacionamento, principalmente se foi ela quem pediu o término.

Se houve uma briga muito grande ao término do relacionamento e você se arrependeu de algo que falou, marque com ela de conversar sobre isto e desculpe-se, e tente “terminar” o relacionamento de um forma amigável.

É preciso dar um tempo antes de entrar em contato com ela após este término para esperar as coisas se acalmarem, se você falar com ela muito rápido pode parecer que vocês está desesperado e ela pode ver isto como algo negativo. Não espere muito também pois ela pode entrar em outro relacionamento.

2) Evite festas e comportamentos negativos

Se você deseja voltar com ela, talvez não seja muito interessante ir em muitas festas e comportar-se negativamente, tendo em vista que ela geralmente irá descobrir estas coisas, podendo diminuir as chances de vocês voltarem. Claro que você também não precisa ficar preso dentro de casa, mas é preciso ter cautela.

3) Reflita sobre o relacionamento e sobre seus erros

Este é o momento para perceber o que pode ter dado errado no relacionamento, tanto por sua parte como por parte dela. Tente entender quais são os motivos dela para desejar por fim ao relacionamento. Reflita sobre eles e tente perceber maneiras de modificar seus comportamentos para que isto não ocorra novamente.

Somente através desta reflexão você poderá mudar e melhorar as coisas no futuro caso o relacionamento volte. Com está reflexão você pode também demonstrar para ela que esta se desenvolvendo e que vocês não terão mais os mesmo problemas.

4) Volte a conversar com ela aos poucos

Não tente reconquista-la logo na primeira conversa, ou já vá falando em voltar. A não ser claro que ela comece a falar sobre isto. Encare isto como uma conquista normal. É preciso mostrar para ela que você quer voltar, mas de uma forma sutil. Não comente sobre isto por mensagens ou rede sociais. Volte a ter contato com ela e quando você perceber ser um bom momento, sugira para que vocês possam sair e conversar.

Tenha sempre muita calma e não vá com muita sede ao pote. Nem sempre significa que só porque ela aceitou sair com você que ela quer algo, ou deseja voltar. Tente perceber os sinais que ela te dá, para saber quando agir. As vezes pode se preciso outras saídas para que você possa agir.

É importante não prolongar muito este tempo pois ela pode achar que você está querendo mesmos apenas amizade. Deixe claro que não é bem assim e que vocês devem ir com calma, visando as melhorias no futuro.

5) Converse sobre a sua reflexão

Lembra da reflexão na qual comentamos anteriormente?. Então, ela pode se fazer necessária para demonstrar que você realmente está querendo retomar o namoro e está disposto a mudar. Não aceite toda a culpa nem deixe subentendido que somente você precisa mudar. Deixe claro que você busca um novo relacionamento com ela, deixando de lado os problemas do passado, construindo juntos um novo futuro.

Assim você pode dizer que ambos precisam melhorar e que podem fazer isto juntos. Não adianta apenas prometer uma melhora se ela não irá ocorrer, isto pode fazer com que o namoro termine novamente. É preciso realmente se empenhar e tentar melhorar o novo relacionamento de vocês.

6) Seja persistente

Nem sempre é possível conseguir reatar o namoro na primeira tentativa, é preciso ser persistente. Isto é diferente de se tornar um cara chato que corre atrás dela. Você quer tentar reatar o namoro, então é precisos ser sutil, aos poucos retomando o amor dela por você. Tenha este amor e a história de vocês como sua aliada para esta nova reconquista. Utilize tudo o que você sabe sobre ela para que seja possível um novo começo.

7) Saiba a hora de parar

Não é só porque você deseja tê-la de volta que isto irá ocorrer. Por mais que seja necessário as vezes ser persistente, as vezes é necessário saber a hora de parar. Em alguns casos o relacionamento realmente não tem volta. E é preciso aceitar isto. Caso você chegue até aqui somente com resultados negativos, é preciso que você siga os primeiros passos deste artigo para tentar realmente superar o fim do relacionamento e seguir em frente com a sua vida, para um novo momento e novas possibilidades.