Guia Completo da Autoconfiança

Seja na hora da paquera, de arrumar um emprego ou até mesmo para adquirir novas experiências, a autoconfiança se faz extremamente necessária. Sem ela, nos prendemos em um “casulo” e ficamos somente na nossa zona de conforto, fechados para as novas possibilidades da vida, perdendo oportunidades e histórias para contar. Confiar em si mesmo é acreditar ter as ferramentas necessárias para realizar quaisquer atividade, adquirindo a motivação necessária para novas realizações. Tendo isto em vista, separamos dicas de como ser mais autoconfiante.

1) Acredite no seu potencial

Isto significa ter uma boa autoimagem, ou seja, ter uma crença positiva sobre si mesmo. Acreditar no seu potencial é saber que você pode ser capaz de realizar o que quiser, caso decida se concentrar neste algo. É saber que quando você se dedicar você irá conquistar o que desejar.

2) Treine seus pensamentos

Para elevar a autoestima é preciso livrar-se de pensamentos negativistas que te impedem de realizar novas atividades, pensamentos que dizem que você não é capaz, que não irá dar certo e assim por diante. É preciso identificar este tipo de pensamento e transforma-los em pensamentos mais positivos acerca de você mesmo. Isto pode demorar um tempo, mas aos poucos os pensamentos negativos podem transformar-se em pensamentos positivos, dando-lhe a motivação necessária para tornar-se mais autoconfiante.

3) Cuide da postura

O jeito que o outro te percebe reflete em você. De forma que se o outro te vê com bons olhos, pode fazer com que você se sinta mais confiante de si. Para isto é preciso cuidar da própria postura e do próprio corpo. Uma boa postura passa confiança para os outros, que te trataram com confiança. Acreditar ser autoconfiante também é uma forma de elevar sua própria confiança.

4) Vista-se bem

Além da postura, a vestimenta é outra maneira de apresentar-se para os outros, sem contar que uma boa peça de roupa pode lhe dar uma injeção de confiança, te deixando seguro de si e de seus atos. A combinação de uma boa postura, comportamento positivo e a vestimenta certa pode mudar qualquer homem.

5) Lembre de suas conquistas

Assim como memórias negativas podem nos trazer pensamentos negativos, como por exemplo lembrar de fracassos pode fazer com que você ache que tudo poderá dar errado. Memórias positivas então podem fazer com que você pense positivo. Tente lembrar mais de suas vitórias do que de suas derrotas, desta forma você ira perceber que também é capaz de vencer, tendo mais confiança para realizar o que deseja.

6) Erros também podem ser positivos

Os erros não são somente negativos. Quando você for executar uma atividade na qual já deu errado em algum momento, ao invés de lembrar do que já ocorreu e sentir medo, você pode analisar os erros passados para transformá-los em tentativa de melhoras futuras, dando-lhe mais força para tentar realiza-lo de forma diferente, conseguindo assim ser mais autoconfiante.

7) Esteja preparado

Nada dá mais confiança em algo do que se preparar com antecedência para realiza-lo. Desta forma, independente da tarefa que você deseja realizar, é importante aprender o máximo sobre ela e treinar das mais diversa formas possíveis, para que na hora de realiza-la, a confiança seja mais forte do que o medo, te deixando pronto para concluir a tarefa.

8) Ignore críticas negativas

Não adianta treinar seus pensamentos para ser positivo em relação a você mesmo, se você se importar demasiadamente com críticas negativas. É importante treinar os pensamentos para ter uma opinião positiva sobre você mesmo, fazendo também com que a sua própria opinião seja mais importante do que a opinião alheia. Porém vale ressaltar que nem toda crítica é negativa e algumas servem para fazer com que sejamos capazes de mudar, é preciso então saber identificar quais criticas foram feitas para te prejudicar e quais vão servir para te tornar um homem melhor.

9) Saiba que você não é perfeito

Isto significa saber que você também tem imperfeições e que nem tudo o que você fizer irá dar certo, pelo menos não de início. Desta forma, se faz necessário não exigir muito de você. É preciso compreender os seus pontos fortes e seus pontos fracos, ficando mais fácil prever o que poderá dar certo ou não, assim como, ficará mais fácil para você saber quais aspectos devem ser trabalhados para que você melhore.

10) Esteja aberto às consequências de seus atos

Ter confiança em si é saber que você irá realizar muitas coisas, e também significa saber que você irá acertar e errar. Além de aceitar estes erros, você precisa estar aberto às consequências desses erros, estando também pronto para se redimir por eles. Estar pronto para se desculpar é ser humilde quanto aos outros, sabendo que todas as suas atitudes terão uma consequência, mas que você está apto a lidar com elas. Esta é a melhor maneira de confiar em si mesmo, pois além de acreditar ser capaz de realizar as tarefas, você também saberá que estará pronto para lidar com quaisquer consequências que esta tarefa tenha, sejam elas negativas ou positivas.

Se quiser mais dicas sobre como conseguir uma autoconfiança gigantesca, clique aqui e assista a esse vídeo.