10 Dicas matadoras para acabar com a sua timidez

 

A timidez masculina comumente é um empecilho nas mais diversas atividades de sua vida, seja na vida profissional ou pessoal, no momento de paquerar mulheres ou até mesmo para fazer novas amizades. Combater a timidez nem sempre é tarefa fácil e, dependendo do grau de timidez, pode ficar ainda muito mais difícil. Felizmente existem algumas dicas para você seguir que vão lhe ajudar a lidar com a própria timidez e até mesmo vence-la.

Portanto, se você está querendo acabar com a sua timidez, esse artigo é para você. Mas é preciso ter em mente que ela não irá acabar de uma hora pra outra. Isso é um processo e sua duração dependerá de seus esforços. Vamos então às dicas para acabar com a timidez masculina.

1) Perceba o que faz com que você fique tímido

O primeiro passo para combater a sua timidez é entendê-la corretamente. Para isso você vai precisar perceber como você se sente quando está passando por momentos de timidez e, principalmente, você precisa perceber o que está te deixando tímido. Sempre que você perceber que está se comportando timidamente, tente entender porque isso está ocorrendo, se é porque você está com alguma garota ou se é porque essa situação está sendo constrangedora ou até mesmo se é porque você esta com muitas pessoas ao seu lado.

Perceber isso é saber os caminhos certos para lidar com a sua timidez de forma funcional e satisfatória, pois posteriormente você terá que enfrentar a sua timidez e participar de mais momentos onde você normalmente se sentira retraído.

2) Tente entender como ficam seus comportamentos quando você se sente tímido

Quando você conseguir perceber que está se sentindo tímido em alguma situação, este será o momento para você entender como ficam os seus comportamentos e ações com os outros. Perceba se você fica muito calado, se tem dificuldade em conversar, se não consegue puxar um assunto novo ou se sente vontade de se retirar do local.

Alguns homens podem até mesmo perder toda a reação quando a timidez bater, e são esses tipos de comportamentos que iremos evitar.

3) Tente descobrir se o outro percebe a sua timidez

Alguns homens conseguem esconder de forma muito funcional a sua timidez, fazendo com que os outros não percebam que eles estão se sentindo incomodados com alguma situação. Por isso, antes de tentar combater a timidez você deve descobrir se os outros conseguem perceber claramente a sua timidez ou não.

Quanto mais você conseguir disfarça-la, mais fácil será para você combate-la, afinal, se o outro não sabe que você é tímido, mais fácil será de escondê-la e vence-la.

4) Escondendo a timidez

Caso você demonstre com muita facilidade para o outro a sua timidez, você terá primeiro que aprender a escondê-la.

A timidez é demonstrada através de comportamentos e, por isso, você precisa saber como se comportar quando está se sentindo tímido para modificar esses comportamentos.

No geral, a pessoa tímida fica mais retraída, fala em um tom baixo e não consegue expor sua opinião para um grupo grande de pessoas e isso deverá ser modificado. Portanto, para esconder a timidez é preciso modificar os comportamentos de um tímido.

5) Modifique também os pensamentos tímidos

O homem tímido tem tantos comportamentos quantos pensamentos tímidos, e os pensamentos também devem ser modificados. No geral, pensamento como: “não vou conseguir fazer isso” ou “sou muito tímido para isso” contribuem para agravar a timidez. Portanto, seu novo pensamento deverá ser: “eu posso fazer isso” ou “fazendo isso eu irei vencer a minha timidez”.

6) Prepare-se fisicamente

Em muitos casos, alguns homens ficam tímidos em algumas situações em decorrência de algum tipo de insegurança física, medo de estar malvestido ou de passar uma impressão errada para as outras pessoas. Isso também é muito comum no momento da paquera, de conversar com aquela garota gata. Portanto, para amenizar a timidez você deverá estar se sentindo seguro de si mesmo e para isso é preciso também se preparar fisicamente. Vista-se bem, com roupas que você sinta segurança e então passe para a próxima dica.

7) Enfrente as situações que te deixariam tímido

Além de esconder a timidez, é preciso também vencê-la. Para isso será necessário enfrentar as situações nas quais você geralmente se sentiria tímido. Então, se você tem dificuldades em conversar com uma garota desconhecida por causa da timidez, você deverá conversar com várias garotas desconhecidas por dia, para que isso se torna algo comum para você. O mesmo ocorre quando a timidez é referente ao medo de falar em público ou de paquerar alguém.

O importante é você fazer exatamente aquilo que você tem medo e aquilo que te deixa mais tímido. Quanto mais você aprender a lidar com as situações, mais rápido você irá vencer a sua timidez.

8) Evite pensar nas consequências negativas das atitudes

No geral, muitos homens ficam tímidos ou evitam realizar algum comportamento, porque ficam pensando apenas nas atitudes negativas de suas ações ou acreditam que algo pode ocorrer de errado enquanto os outros estão prestando a atenção neles. Por isso, você irá precisar aprender a parar de ter esses pensamentos.

Sempre que você estiver pensando nos coisas ruins que poderão ocorrer se você falar em público, por exemplo, pare e pense nas coisas boas, pense que os outros possam gostar de você, que você ficará mais conhecido, que irá despertar interesse neles e assim por diante.

O mesmo deve ocorrer quando você for falar com alguma garota. Fique focado apenas nas consequências positivas e esqueça as negativas.

9) Não se importe tanto com o que os outros pensam sobre você

O medo do que os outros podem pensar sobre você também está muito ligada à timidez e isso pode ser uma barreira para você vence-la. Então,sempre que você estiver lidando com o momento de timidez, você deve parar de indagar sobre o que os outros estão pensando ou no que eles poderão pensar de você e deve continuar a afazer o que deseja independente do que for.

Você jamais irá saber o que o outro vai pensar realmente sobre você, então, o melhor a se fazer é deixar os outros pensarem o que quiserem sobre você e nunca deixar de fazer nada por causa disso.

10) A luta contra a timidez deve ser constante

Não pense que existe como acabar com a timidez de uma forma que ela nunca mais irá aparecer na sua vida, ou que você irá enfrenta-la apenas uma vez e pronto. Você deve estar sempre preparado para lutar contra ela e sempre que você se sentir tímido, você deve fazer o oposto de tudo aquilo que você faria normalmente. Quanto mais preparado você estiver para enfrentar a sua timidez, menos ela irá comandar a sua vida e mais facilidade você terá em fazer tudo o que deseja. No começo pode ser difícil, mas com o tempo isso irá se tornar algo completamente natural pra você.

[feature_box style=”10″ only_advanced=”There%20are%20no%20title%20options%20for%20the%20choosen%20style” alignment=”center”]

Se você quiser acabar com a timidez, arrancando-a pela raiz, sabendo quais as causas e como enfrentá-las uma a uma, assista a esse vídeo CLICANDO AQUI.

[/feature_box]