7 dicas matadoras para diminuir a ansiedade do primeiro encontro

O primeiro encontro pode trazer consigo grandes ansiedades, principalmente devido às expectativas que nós mesmos criamos em relação a ele e da responsabilidade que adquirimos (ou agregamos) para que ele aconteça de forma adequada ou até perfeita. Essa ansiedade pode, na verdade, influenciar negativamente esse encontro, fazendo com que ele não saia da forma como planejamos. Refletindo sobre as consequências negativas da ansiedade no primeiro encontro, elaborei algumas dicas de como amenizar e até mesmo cessar essa ansiedade do primeiro encontro, visando melhorar a sua forma de lidar com ele.

Vamos então às dicas:

1) Não pense demais sobre o encontro

O principal motivo da ansiedade é que pensamos demais sobre as coisas, sejam coisas do futuro ou do passado. Esses pensamentos geram sentimentos negativos, como a ansiedade. Por exemplo, se você pensar que algo irá acontecer de errado no encontro ou pensar que ela não vai gostar do lugar que você está levando-a, somente o fato de pensar isso já trás consigo grande ansiedade e medo de que algo dê errado.

A dica então é pensar apenas nas questões básicas do encontro, como a roupa que você irá colocar e o lugar que você irá leva-la. Depois disso é preciso mudar o foco de seus pensamentos e não preocupar-se mais com o encontro, tendo em vista que o principal você já sabe.

2) Pratique atividades que exijam concentração

A melhor maneira de mudar o foco de seus pensamentos é praticando atividades que exijam concentração e esforço, ou seja, atividades mentais. Isto não significa que sejam atividades complexas, apenas que você precisa se concentrar para realizá-las. Neste caso, você pode praticar atividades que faria normalmente no seu dia, seja jogar videogame, assistir um filme ou até mesmo trabalhar. O importante é que você pense sobre o que está fazendo para não pensar sobre o encontro.

3) Não supervalorize o encontro

O encontro é algo importante para você conhecer a pessoa e também para ela te conhecer, mas é somente um encontro.

O mais importante não é que tudo dê certo, mas sim que você consiga mostrar quem você é de uma forma natural, sendo você mesmo, não precisando agrada-la demasiadamente ou fingir ser outra pessoa.

Quando começamos a acreditar que o encontro é mais do que isso, damos demasiada importância a ele, gerando grande ansiedade e até mesmo medo. Tenha em mente que é um encontro comum entre duas pessoas e, que pode ou não levar a algo mais.

4) Evite criar fantasias sobre o futuro

Outro tipo de pensamento que pode potencializar a ansiedade do primeiro encontro é criar fantasias sobre o futuro, seja do futuro com a pessoa com a qual você irá se encontrar, supervalorizando o encontro, como se dele dependesse o restante da sua relação com esta pessoas (não é completamente verdade).

Criar fantasias significa acreditar que vocês podem ter uma relação e já imaginar como ela seria e etc., ou até mesmo fantasias de como será o encontro. Isto significa criar também expectativas, e assim ficar ansioso. Existem alguns aspectos que você deve se preocupar somente no futuro, então deixe para pensar sobre isso no futuro.

5) Evite assumir toda a responsabilidade

Uma questão que gera muita ansiedade nos encontros é acreditar que a responsabilidade do encontro dar certo ou funcionar de forma adequada é somente sua. Como se a outra pessoa também não tivesse responsabilidade nisto. Na verdade, ela também se preocupa em fazer com que seja um bom encontro, afinal, ela também deseja te impressionar de alguma forma. Dessa maneira é interessante evitar pensar que depende apenas de você para tudo dar certo.

Outro pensamento que pode amenizar a ansiedade é crer que está tudo bem se for um encontro ruim. Existem encontros que realmente não irão funcionar e serão ruins, e a culpa não é necessariamente sua.

O encontro, como já falei acima, serve para você conhecer a pessoa e perceber se ainda irá querer sair com ela novamente. Apenas para isso.

6) Pratique atividades físicas

Se você é uma pessoa naturalmente ansiosa, que não sabe lidar corretamente com a ansiedade, o exercício físico pode te ajudar e muito. Além de fazer com que você não pense sobre a situação ansiolítica, ele libera hormônios de prazer, trazendo também tranquilidade e satisfação. Algumas horas antes do encontro algum exercício é muito bem vindo.

7) Concentre-se na respiração

Uma das principais maneiras de combater a ansiedade, quando ela já está instalada é a respiração. Existe uma técnica de respiração muito conhecida, utilizada no tratamento de patologias referentes à ansiedade e ao transtorno do pânico que é a técnica da respiração diafragmática. Ela consiste em inspirar o ar contanto até três, depois conte novamente até três (segurando o ar) e em seguida conta até seis expirando, ou seja soltando o ar. Repita esta técnica o quanto for necessário e você começará a perceber que seus batimentos cardíacos irão se normalizar, amenizando também os sintomas da ansiedade.

Essa técnica é muito eficiente para os minutos precedentes ao encontro e até mesmo no encontro, quando você estiver sentindo-se muito ansioso. Se você perceber que ela também está ansiosa, com o tempo e com maior afinidade com ela, você pode ensiná-la essa técnica, que além de ajudá-la, demonstra que você tem conhecimentos diversos.