Benefícios do sono saudável para o homem

Benefícios do sono saudável para o homem

Todos sabem que dormir faz bem. Mas, você conhece os benefícios do sono saudável para o homem? Descubra e tenha motivos para dormir por mais tempo!

Não é luxo

Dormir um sono revigorante, entre seis e oito horas por noite, não é luxo, é uma necessidade. Então, quando sua parceira reclamar que você dorme demais, liste pra ela esses motivos.

Saúde física e mental

Dentre os benefícios do sono saudável para o homem, podemos destacar o repouso para o corpo e mente. E mais: nosso organismo funciona melhor quando dormimos bem, porque ele libera um hormônio chamado GH, conhecido popularmente como hormônio do crescimento. Ele é fundamental para os marombeiros, por aumentar a massa muscular.

Fases do sono

dorma-bem

Sabe quando sua mãe fala que o fulano tá dormindo o segundo sono? Que diabos seria isso? Pois a velha sabe do que tá falando, porque o sono tem várias fases, cada uma com aproximadamente noventa minutos de duração.

Elas devem se repetir, de preferência, de quatro a cinco vezes por noite, sendo que cada uma está relacionada a um processo fisiológico. Então, se você não dorme as horas suficientes para ter todos os sonos recomendados, seu organismo pode não funcionar bem.

Os efeitos da privação do sono não são percebidos tão rapidamente, mas, a longo prazo, podem causar danos ao organismo. Então, de nada adianta você passar horas na academia e comer zilhões de proteínas, se não dorme bem.

É preciso desfrutar dos benefícios do sono saudável para o homem pros músculos crescerem, senão você só vai perder tempo e dinheiro.

A privação do sono

Confira alguns efeitos que acontecem quando você não dorme um sono de qualidade. Quando ler as palavras, vai perceber que já está sentindo os sintomas, mas não sabia que eram derivados de dormir mal ou pouco.

A curto prazo, um homem que não dorme adequadamente sente cansaço e sono durante o dia (aquela vontade de dormir no meio de uma reunião importante, mas muito chata), irritação, alteração de humor (e você achando que era bipolar!), perda de memória de curto prazo (não é Mal de Alzheimer!), falta de criatividade, redução da capacidade de planejamento e execução, raciocínio lento (não, você não ficou lesado de repente), desatenção e dificuldade de concentração.

Porém, a longo prazo, não usufruir dos benefícios do sono saudável para o homem fará com que você perca o vigor, comece a envelhecer mais rapidamente, perca musculatura, tenha baixa imunidade e aumente a tendência para ter doenças como diabetes, obesidade, problemas no coração e no sistema digestivo, além de perder memória de forma crônica.

Hormônios produzidos durante o sono

sono

Ficou de cara com a quantidade de malefícios que a falta de sono adequado pode provocar? Isso acontece porque há vários hormônios produzidos durante os vários ciclos do sono, então a falta deles gera uma série de prejuízos. Veja:

O hormônio do crescimento, já citado por aqui, além de fazer nossos músculos crescerem, também está relacionado com o fortalecimento dos ossos e a perda de gordura. Se você se mata na academia, mas não dorme bem, não constrói musculatura forte e limpa.

O hormônio do estresse, conhecido cientificamente pelo nome de cortisol, tem sua produção diminuída quando repousamos. Então, se você não dorme o suficiente, o tal hormônio vai entupir sua corrente sanguínea, deixando você querendo socar todo mundo, por pequenos motivos.

O hormônio da saciedade, conhecido também pelo nome de leptina, adivinhe: também tem sua produção aumentada durante o sono. Se você dorme, não sente fome, então não come e pode emagrecer e produzir músculos limpos. Mas, se você dorme pouco, não usufrui dos benefícios do sono saudável para o homem, então acaba causando efeito contrário: a leptina é diminuída ao acordar e você quer devorar a geladeira inteira.

Você já ouviu falar no filme Divertida Mente? Quando a personagem principal dorme, os bonequinhos separam suas memórias. O que deve ser lembrado vai pra memória de longo prazo, enquanto muita coisa vai direto pro lixo.

Eu quis citar esse exemplo porque ocorre igualzinho com nosso cérebro. Se você não dorme bem, seu cérebro não consegue consolidar os fatos recentes em sua memória de longo prazo, aí você se esquece de fatos importantes (como o aniversário de namoro/noivado/casamento de vocês, por exemplo).

Como dormir melhor

Ok, você já percebeu o quanto dormir bem é importante para nós, mas, se não sabe como fazer isso, continue lendo que eu te explico a parada:

- Evite substâncias estimulantes (refrigerante de cola, de guaraná, café, chá mate ou preto, tabaco, chocolate, bebidas alcoólicas e medicamentos analgésicos) em torno de quatro a seis horas antes de dormir.

Você não conseguirá contar com os benefícios do sono saudável para o homem se consumir essas substâncias porque elas são estimulantes do cérebro e deixarão você ligado. O álcool pode causar sonolência, tá certo, mas ele aumenta o número de vezes que você acorda, então o sono é de má qualidade.

Prepare o seu quarto

Os morcegos dormem durante o dia, em cavernas. Não precisa ser homem das cavernas, mas faça como os morcegos e prepare seu quarto para o sono. Tenha cortinas que bloqueiem a luz (se for o caso, use máscaras para os olhos), travesseiro e colchão confortáveis, e mantenha a temperatura confortável.

Sei que você deve estar pensando que a máscara para olhos é coisa de mulher. Você não ficará menos macho se usar uma delas, pelo contrário, terá uma noite revigorante, se a claridade te atrapalha. Tem gente que se incomoda com a iluminação dos postes. Se for o seu caso, arrume uma máscara e resolva o problema de uma vez!

Evite luz artificial

Meia hora antes de dormir, evite qualquer luz artificial (aparelhos de tevê, notebooks, tablets, smartphones, etc.). Sei que você adora dar uma espiadela no Facebook antes de fechar os olhos, mas essa iluminação pode prejudicar o seu sono.

Então, aproveite pra ler um livro bacana nesse tempo, mas não use seu quarto para isso. A cama não foi feita pra trabalhar ou praticar hobbies. A não ser aquele passatempo que você adora!

Existem muitas outras formas de favorecer o sono, mas o principal ponto desse texto foi apresentar os benefícios do sono saudável para o homem. Agora que você já conheceu todos eles, bora tirar uma soneca!

» NUNCA MAIS FIQUE SEM ASSUNTO