Como agir frente ao distanciamento da parceira na relação

O distanciamento na relação pode ocorrer tanto por parte do homem quanto por parte da mulher. Em ambos os casos, existem motivos específicos para que eles ocorram e também existem maneiras especificas de lidar com cada situação. Focando no distanciamento feminino, elaborei algumas dicas do que fazer quando você perceber que ela está distante na relação.

1) Procure entender os motivos

A primeira coisa a se fazer é tentar entender os motivos de ela estar distante na relação, assim ficará mais fácil de você saber como agir e o que fazer para reverter realmente a situação. Apenas quando entendemos os reais motivos para os comportamentos alheios é que conseguimos delimitar planos para agir.

Perceber que ela está distante é o primeiro passo para descobrir os motivos, é interessante também passar a refletir sobre quando isso começou e quanto tempo está ocorrendo (talvez já esteja acontecendo há um tempo e você nem percebeu). Esses dados irão fazer com que você consiga refletir melhor sobre como estava o relacionamento na época que o distanciamento iniciou-se, para saber onde tudo começou a dar errado.

2) Leve a situação a sério

O distanciamento da sua parceira no relacionamento é algo que pode trazer algumas consequências negativas, em alguns casos, esse distanciamento pode fazer com que a relação chegue ao fim. Por isso, é preciso dar grande importância a esse fato e não pensar nele apenas como algo passageiro, ou algo que irá se resolver com o tempo.

Dependendo do motivo do distanciamento, se este não tiver relação com o relacionamento de vocês, pode até ser que a situação vai se resolver com o tempo, mas se for por causa do relacionamento ou por consequência de algumas atitudes sua, isso precisará ser conversado e refletido entre os integrantes para que seja possível chagar a uma conclusão satisfatória.

3) Converse sobre isso

Ao perceber esse distanciamento, é interessante que você converse sobre ele. Mas precisa ser uma conversa adequada e sincera. Não traga esse distanciamento, pelo menos no início, como um problema na ralação. Converse sobre ele como algo que você está percebendo que vem acontecendo com ela, que você percebeu, e que você não sabe o que fazer a respeito, não sabendo nem o motivo de isso ocorrer (mesmo que você saiba o motivo ou desconfie, diga que você não sabe).

Conversar com ela dessa maneira, irá demonstrar que você percebeu as mudanças dela e também demonstra que você se importa com ela e com a relação, além de deixar claro que você deseja resolver essa situação e principalmente entende-la.

Antes de iniciar a conversa é interessante saber quais os seus objetivos em conversar sobre isso, sabendo onde você deseja chegar. Seja pra entender o que aconteceu ou demonstrar para ela que você está preocupado. Isso evita que você acabe brigando com ela e parecendo insensível. Tenha em mente que você não está buscando explicações e que talvez isso não se resolva de uma hora para outra. Mas conversar já é uma forma de começar a resolver o problema.

4) Acolha os sentimentos dela

Independente de como seja a conversa entre vocês e do que ela te diga, afinal, ela pode dizer que está chateada com você, ou que está insatisfeita com a relação, é importante que você não tente ficar se justificando. O que você precisa fazer é entender e acolher o sentimento dela, para que ela sinta-se cada vez mais segura em contar o que ela esta sentindo referente ao relacionamento e principalmente conte porque realmente está se distanciando assim.

Acolher os sentimentos significa não julgar e não tentar demonstrar que ela está errada. Você pode dizer que concorda com o que ela está dizendo e, caso não concordar, você pode dizer que entende porque ela está sentindo-se assim (entender é diferente de concordar). O essencial é que você a escute abertamente e livre-se dos julgamentos, pelo menos nesse momento.

5) Evite tratar a situação como um grande problema na relação

Por mais que a situação exija certa seriedade por parte de ambos os integrantes, é importante que você não trate essa situação como um grande problema na relação, ou deixe subintendido que ela agindo assim está fazendo com que você fique triste, ou que esse comportamento dela faz com que a relação fique ruim e assim por diante. Fazer isso significa tentar responsabilizar ela de outros problemas existente na relação, que podem ser diferente deste afastamento.

É preciso evitar a mistura dos conflitos conjugais, para que assim, cada um possa ser resolvido no seu devido tempo.

Independente dos motivos desse distanciamento, é importante que você saiba como lidar com ele. Ser atencioso e paciente com a situação, mostrando-se preocupado em resolve-la já é uma boa maneira de tentar lidar com esse problema, que devera ser discutido entre vocês para que cheguem a uma solução final. Tenha em mente que em alguns casos será preciso pensar e repensar sobre o relacionamento e sobre a continuidade ou não do mesmo.