Superando crises no relacionamento

As crises são comuns em qualquer tipo de relacionamento principalmente nos relacionamentos amorosos. Os motivos dessas crises são os mais variados possíveis, portanto não vamos nos focar neste momento nos motivos específicos da crise e sim nos comportamentos para que esta crise seja amenizada e controlada.

Refletindo sobre as crises e suas possíveis resoluções, elaborei algumas dicas de como agir para que esse momento não seja tão devastador, evitando que a relação chegue ao fim.

1) Entenda o que ocasiona essa crise

Cada crise, cada conflito envolvendo os relacionamentos tem sempre um motivo principal. Esse motivo pode ser latente ou secundário, ou seja, pode ser um motivo que você consiga perceber e entender simplesmente por pensar na relação ou um motivo que pode estar ainda incerto para você, que a parceira ainda não deixou claro. Isso significa também que os motivos da crise atual podem estar relacionados aos problemas passados do relacionamento que aparentemente foram resolvidos, ou a problemas novos que a parceira ainda não demonstrou.

É preciso ficar atento aos sinais da crise e aos seus reais motivos, que podem ser transvestidos por brigas mais banais. Entender os motivos da crise é essencial para supera-la. Tente perceber quando os problemas conjugais começaram e como estava a realidade do namoro naquela época.

2) Reflita sobre seus comportamentos na relação

Alguns comportamentos podem agravar os momentos de crise, e algumas vezes reproduzimos esses comportamentos sem saber quais maléficos eles são. Por isso a importância de perceber os motivos dessa crise, pois assim você pode perceber quais comportamentos podem agravar a crise, piorando o relacionamento. Comportamentos de não dar importância devida a coisas que a parceira julga importante, deixa-la de lado, evitar sair com ela em alguns momentos podem agravar a crise dependendo do motivo do mesmo. Outro comportamento que também pode agravar esses momento de crise é tentar fingir que está tudo bem e não encarar a situação como um problema para a relação.

3)Entenda as expectativas da parceira para com a relação

Alguns problemas de relacionamento ocorrem devido à expectativa que o outro tem sobre nós das quais nós não iremos, tampouco desejamos cumpri-las. A parceira pode acreditar que somos de determinada maneira ou que iremos fazer determinadas coisas por ela, que na verdade nem pensamos em fazer. Com o tempo isso começa a tornar-se frustrante para ela, instalando-se assim a crise.

É interessante perceber essas expectativas e sempre que você souber que essas expectativas não irão ser cumpridas ou que realmente não se encaixam com você, é possível comentar isso com a parceira, para que seja amenizada e até mesmo deixada de lado. Muitas vezes ela não percebe estar criando estas expectativas, indo direto para a frustração.

4)Perceber se você quer realmente superar esta crise

Em alguns momentos da relação a crise pode vir a ser conveniente. Por exemplo quando você deseja sair mais vezes sozinho ou ter mais tempo só para você. A crise pode te proporcionar isso. Alguns homens até mesmo utilizam-se disso para tirar vantagens. Neste caso é importante perceber se você realmente deseja superar essa crise ou simplesmente deseja suplanta-la ou até mesmo esconde-la. A superação da crise está ligada diretamente ao enfrentamento e aproximação do casal.

Se não é isso que você está procurando talvez seja melhor rever seus conceitos acerca do relacionamento e também perceber se você realmente quer ter um relacionamento.

5) Aceite e enfrente esta crise

Fingir que a crise no casamento não está ocorrendo ou que ela é algo passageiro é dar abertura para o desastre. Fazer isso pode dar a entender que você não se preocupa com o relacionamento, piorando ainda mais a condição do mesmo. Refletir sobre os motivos dessa crise é uma forma de aceitar que ela existe e iniciar para o seu enfrentamento. Deixe sua parceira saber que você está engajado em fazer isso, peça para ela fazer o mesmo, e tentem juntos buscar uma solução.

6) Resolução através da comunicação

A boa comunicação é a chave para qualquer relacionamento, sendo também a melhor maneira de resolver qualquer conflito e problemas conjugais que possam estar colaborando negativamente para o surgimento dessa crise.

Tente manter o diálogo aberto e sincero com a parceira, converse abertamente sobre tudo o que está acontecendo, quais são suas opiniões sobre os fatos do relacionamento e principalmente sugira melhora para o relacionamento. Tente fazer com que ela faça o mesmo.

É importante nesse momento evitar julga-la ou procurar culpados para a situação. Esse é um momento de buscar melhorias e novas resoluções para os obstáculos do relacionamento. Tenha em mente que ela também faz parte da relação e também precisa ser ouvida e colaborar para essa resolução. Trabalhando em conjunto é a melhor maneira de superar qualquer crise que possa acontecer no relacionamento.

» NUNCA MAIS FIQUE SEM ASSUNTO