Como evitar brigas desnecessárias em um relacionamento

As brigas em um relacionamento, para muitas pessoas, são inevitáveis, e podem até mesmo ser positivas para os relacionamentos pois muitas vezes é a forma que os integrantes encontram para conversar sobre o que está lhes incomodando no relacionamento.

Na maioria das vezes brigamos por motivos fúteis, que são decorrentes de outros motivos menores que deixamos acumulando ao longo do tempo e acabamos extravasando todos juntos em uma mesma briga. Podemos então pensar que as brigas são decorrentes não apenas de um fator, mas de vários fatores que vão somatizando para acontecer as brigas de cada dia.

[bullet_block large_icon=”53.png” width=”” alignment=”center”]

  • Para que as brigas desnecessárias acabem, é preciso que entendamos as coisas que acontecem no relacionamento que nos deixam chateados no momento em que elas nos chateiam. Quando conseguimos isto, fica mais fácil para que nós consigamos falar sobre elas sem brigar.

[/bullet_block]

Ou seja, precisamos entender, no momento que acontecem as coisas que nos deixam chateados e acima de tudo conversar sobre elas ou simplesmente comunicar para a  parceira o que ela fez que nos deixou chateados. Esta é uma forma de fazer com que não se acumulem magoas ao longo do tempo para tornar-se uma briga maior.

Além de comunicar o que está nos incomodando para não deixar acumular magoas é preciso também entender o motivo real das brigas. Às vezes a briga começa por um motivo bobo, mas na verdade está acontecendo por um motivo maior que não é dito, e isto só faz com que este motivo maior continue nos incomodando. Entender o real motivo da briga é conseguir fazer com que esta briga não se repita.

Outro aspecto que devemos entender é que nem sempre a briga é o melhor caminho de se resolver uma situação. Às vezes acabamos brigando por não encontrarmos um caminho diferente de resolver algumas situações ou por simplesmente não sabermos como conversar sobre as mesmas. Então devemos sempre ter em mente que a briga serve apenas como última tentativa de resolução de um conflito e muitas vezes a briga é o menos eficaz para resolvê-los.

 

Ao conseguirmos entender o que está nos incomodando e o motivo de brigarmos tanto, precisamos encontra um meio para que não tenhamos mais a briga. Para isto é preciso que saibamos conversar adequadamente sobre um fato que nos incomoda. Conversar sobre este fato demanda paciência, tanto de quem quer conversar quanto de quem irá ouvir, por isto é preciso que seja dita de uma forma clara e menos agressiva possível.

Quando vamos conversar sobre isto, precisamos escolher o local adequado e nos portar com a seriedade adequada. É uma preparação para que o que vamos falar seja levado a sério e tenha uma real resolução. Mesmo durante esta conversa, é preciso manter em mente que devemos nos controlar e não ser agressivos. Quando somos agressivos, isso gera agressividade no outro, e acaba levando a briga.

As brigas podem, portanto, ser trocados por conversar mais sérias e menos agressivas, onde cada um pode expor o que está lhe chateando dentro do relacionamento e propor sempre o que pode ser feito para que isto deixe de ocorrer.

Mas o que fazer quando a briga se faz necessária?

Quando mesmo depois de muita conversa acaba acontecendo a briga, é preciso que, mesmo no calor do momento, não nos deixemos levar pelos sentimentos negativos, de forma que possamos ficar focados em nossos argumentos para não trazer a tona, ou falar coisas que farão com que nos arrependemos, ou simplesmente trazer argumentos para ferir a parceira. Mesmo no momento da briga, precisamos zelar para o bem estar do outro, pois sem isto, a falta de respeito pode fazer com que o relacionamento chegue ao fim, e não necessariamente a briga.