Como perder o medo de falar em público

Você é daqueles que suam frio e gaguejam quando precisam falar para uma plateia? Só de pensar nisso já entrou em pânico? Fique calmo, hoje ajudaremos você a superar o medo de falar em público.

Controle-se no início

O momento mais delicado e que precisa de mais controle é o início da apresentação. Sua adrenalina está a mil e você quer avaliar o público, ouvir sua voz e se posicionar melhor, então há muito com o que se preocupar.

Para evitar mais uma preocupação, não deixe para pensar nas primeiras palavras quando estiver lá na frente.

Vença o nervosismo

Vencer o nervosismo não quer dizer não estar nervoso quando estiver em frente a uma plateia. Significa que você está nervoso, mas mesmo assim irá vencer este obstáculo e fará uma boa apresentação.

Para superar o medo de falar em público, entenda que você pode cometer erros técnicos básicos, mas, se tiver boa postura e linguagem corporal, fará com que a plateia te aceite e receba sua mensagem.

Não confie na memória

Você pode ter lido o texto mil vezes, mas o branco poderá surgir (e provavelmente será isso o que acontecerá) quando você encarar os ouvintes. Então, não confie na sua memória quando estiver nervoso.

A recomendação é memorizar as palavras-chaves, estando livre para ligar ideias por diversas palavras que poderão surgir em sua mente no momento da apresentação. Conheça profundamente o texto que será discursado e esteja pronto para contornar possíveis imprevistos, como o branco.

Não comece falando

Para dar tempo de a adrenalina baixar e para superar o medo de falar em público, não comece a sua apresentação falando. A dica aqui é ajustar a altura do microfone, colocar suas anotações na mesa de apoio, observar a plateia, etc.

O desconforto e o nervosismo também diminuirão se você falar pausadamente e em tom mais baixo do que o usual, aumentando o volume e a velocidade quando se sentir mais confiante.

Treine para se aperfeiçoar

Sempre que possível, leia em voz alta. Não somente o seu discurso, mas tudo o que estiver ao seu alcance: livros, jornais, revistas, artigos, etc. Pronuncie bem as letras, repetindo as palavras mais difíceis para você.

Os verbos devem ser lidos com pronúncia correta, caprichando no R do infinitivo (por exemplo, falaR).

Treine no espelho

Todo o treinamento acima pode ser feito em frente ao espelho, mas principalmente quando estiver praticando o seu discurso. Você poderá superar o medo de falar em público se a apresentação tiver harmonia entre gestos, fala e respiração.

Algumas variações são se apresentar para sua família ou um amigo de confiança, ou então filmar sua apresentação para assistir depois.

Expressão corporal

A harmonia que mencionei acima (entre gestos e fala) acontece quando você presta atenção em sua linguagem corporal.

É fundamental atentar-se para a quantidade de gestos. Você pecará se gesticular de mais ou de menos, mas também cometerá erros graves se colocar as mãos nos bolsos, se mantiver os braços às costas ou se cruzar os braços na frente do corpo.

Apoie-se sobre as duas pernas, cuidando para que não fiquem muito abertas ou fechadas. O equilíbrio é o ideal.

Perca a timidez

O maior problema para falar em público é a timidez. É ela que te deixa nervoso, faz gaguejar e te dá um branco.

Destruir a timidez é um tema muito complexo para um artigo, então separei um vídeo aqui que explica o passo a passo para acabar com a timidez. Clique aqui, assista  e elimine a timidez da sua vida.

Com estas dicas, você conseguirá superar o medo de falar em público, desde que acredite em você e treine com perseverança.